sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Muricy Ramalho passou de todos os limites!


Parabéns a ACEESP, por meio do presidente Ricardo Capriotti, que não se calou diante dos absurdos ditos pelo técnico Muricy Ramalho, durante a sua péssima entrevista coletiva concedida na última quinta-feira. Muricy passou de todos os limites, desrespeitando os profissionais dos diversos veículos de comunicação, que estavam ali simplesmente para levar o depoimento do treinador ao torcedor palmeirense.

Afinal, da mesma forma que Muricy argumenta que tem família, os repórteres também e ele precisa ter mais responsabilidade.

Confira abaixo a nota de repúdio produzida pela ACEESP.

C O M U N I C A D O


A Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo repudia as declarações do treinador da Sociedade Esportiva Palmeiras, Sr. Murici Ramalho, após o jogo Palmeiras x Goiás, no Palestra Itália, no dia 29/10.


Ao generalizar o comportamento de uma categoria, o técnico coloca em um mesmo nível centenas de profissionais que militam no jornalismo esportivo paulista e que não tem, necessariamente, o mesmo modo de conduzir a carreira profissional.


A seriedade e responsabilidade de uma classe importante, não podem ser injustamente atingidas por vulgarizações pobres.


Se o treinador se sente incomodado com o comportamento de algum profissional ou veículo de comunicação específico, que os nomine para que os outros que não estão nesta situação não se sintam injustamente atacados.


A ACEESP se coloca à disposição dos cronistas esportivos, na defesa de seus interesses e valorização do trabalho e dignidade profissional.São Paulo, 30 de outubro de 2009.


Atenciosamente,


Ricardo Capriotti
Presidente
Atenciosamente, Administração Aceesp

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

São Paulo chegou e agora?


O São Paulo obteve uma brilhante vitória diante do Internacional no Morumbi, não foi um jogo tecnicamente extraordinário, mas foi sem dúvida uma bela partida. Em campo dois times muito aguerridos e que mostraram muita raça e vontade na disputa do jogo.


O goleiro Bosco que substituiu Rogério Ceni foi muito bem e salvou o Tricolor em algumas situações. O sistema defensivo funcionou e o ataque aproveitou a oportunidade que teve por meio de Washington.

Resultado que deixa o São Paulo na liderança do campeonato Brasileiro pela primeira vez, pressionando definitivamente o Palmeiras que não poderá pensar em perder para o Goiás dentro do Palestra Itália.

A próxima rodada ainda favorece o São Paulo, já que o Tricolor recebe o Barueri no Morumbi e o Palmeira joga o clássico diante do Corinthians em Presidente Prudente. Isso significa que o São Paulo volta muito forte para a disputa de mais um título do Brasileirão e o Palmeiras precisa voltar a jogar bem para continuar sonhando com o título.

Barueri troca de técnico

A comissão técnica do Barueri sofreu alteração, o técnico Diego Cerri foi retirado do cargo e o comando do time fica neste momento com Luis Carlos Goiano, que trabalhava no clube como auxiliar desde a saída de Estevam Soares para o Botafogo.

Diego foi muito criticado na derrota para o Náutico, principalmente pela escolha de Basílio para entrar no lugar de Fernandinho que sentiu uma contusão, aos 2 minutos de jogo. Nos treinamentos realizados durante a semana quando Fernandinho não atuou, Henrique Dias, recém contratado do Coritiba, era quem ocupava a vaga do atacante, porém, na hora do jogo Diego optou por Basílio e isso teria irritado os dirigentes do Barueri.

Na partida desta quarta-feira, diante do Flamengo, o Barueri já será comandado por Luis Carlos Goiano, Diego retorna ao cargo de coordenador técnico da equipe da grande São Paulo.

Uma situação totalmente absurda, até porque, mudar de treinador no fim do campeonato, não resolverá os problemas do time. Não importa o clube os dirigentes em todas as equipes pensam da mesma maneira, quando os resultados não são favoráveis o culpado sempre é o técnico, será que um dia isso vai mudar?

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Palpites da Rodada!

Olá pessoal abaixo os palpites para mais uma emocionante rodada do Brasileirão!

Palmeiras 2x2 Goiás

Fluminense 3x1 Galo

Sport 1x2 Coritiba

Vitória 1x0 Corinthians

Barueri 0x2 Flamengo

Grêmio 1x1 Avaí

Cruzeiro 0x1 Santo André

Botafogo 1x0 Náutico

Atlético Pr 0x2 Santos

São Paulo 3x0 Internacional

Viva os Pontos Corridos, emoção do começo ao fim!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Pontos Corridos ou Pontos Parados

Por - Fábio Sinegaglia

O Campeonato Brasileiro de futebol criado em 1971 passou 32 anos até criar uma forma de disputa que permanecesse fixa por várias temporadas, isso ocorreu a partir de 2003 quando se estabeleceu à disputa por meio dos pontos corridos, e essa fórmula está sendo aplicada pela sétima vez consecutiva em nosso futebol, algo inédito até então, pois no período entre 1971 a 2002 muito se mudou na maneira de se disputar o principal campeonato do futebol nacional.

Mas a questão que impera nesta temporada é se o campeão será conhecido por meio dos pontos corridos ou por pontos parados. Pois é impressionante como o atual líder do campeonato, o Palmeiras, e o ex-vice - São Paulo, estão inoperantes nesta competição, ou seja, estão parados na pontuação da competição.

O time alve-verde de Parque Antártica está a três partidas sem marcar nenhum ponto (e sem marcar nenhum gol), são derrotas inesperadas: para o Náutico, o Flamengo e o Santo André. Já o tricolor do Morumbi, ex-vice da competição, atual quarto colocado, nos últimos três compromissos obteve apenas um ponto, oriundo do empate contra o Coritiba. Esses revezes fizeram o time perder duas posições na tabela.

E para o futebol do Estado de São Paulo a certeza do sexto título brasileiro consecutivo virou dúvida, pois Atlético, Internacional e Flamengo estão na briga e já com reais possibilidades de quebrar a hegemonia dos times paulistas.

O atual líder Palmeiras já realizou 31 partidas na competição, ou seja, foram 93 pontos disputados, o time conquistou apenas 54, isto é, contabiliza um aproveitamento de 58%. Índice muito baixo para ser campeão se compararmos com os últimos campeões nacionais que obtiveram os seguintes índices:

(2003 – Cruzeiro – 72%), (2004 – Santos – 64%), (2005 – Corinthians – 64%), (2006 – São Paulo – 68%), (2007 – São Paulo – 68%) e (2008 – São Paulo – 66%).

O Palmeiras que atualmente é o líder do campeonato e tem essa condição garantida até o final de 31º rodada, pode atingir, no máximo, 75 pontos neste campeonato, ou seja, se o time vencer todos os jogos a partir da 32º rodada terá ao final da competição 65,7% dos pontos ganhos, índice inferior aos dos três últimos títulos do São Paulo e muito abaixo do que fez o Cruzeiro em 2003.

Portanto teremos em 2009 um Campeão brasileiro dos pontos perdidos, ou dos pontos parados, a desculpa que o campeonato está nivelado não vale, pois os times que estão na parte de baixo da tabela são ruins, tal como eram os times que estavam nesta faixa nos últimos anos.

Vivemos um campeonato fraco em 2009 sem o encanto dos últimos anos, mas que isso não se torne motivo para outra mudança na fórmula da competição, a emoção está nos times e não na maneira em que o campeonato é disputado, pelo menos nos pontos corridos (ou pontos parados) o campeão recebe o título por mérito, ou por demérito dos adversários.

sinegaglia@uol.com.br

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Palmeiras corre risco até de perder vaga na Libertadores


O Palmeiras mais uma vez decepcionou o seu torcedor com a derrota sofrida para o péssimo time do Santo André. Uma derrota que mostra toda a fragilidade do time nas ultimas rodadas. Foram preciosos pontos perdidos, a equipe já poderia ter garantido o título do Brasileirão, no entanto, o Verdão vacilou e agora é fato, o elenco sentiu psicologicamente o peso de ser campeão.


Afinal, são mais de uma década sem um título de expressão nacional e a pressão interna é enorme. Até agora, os adversários foram incompetentes e também tropeçaram. Mas isso não vai acontecer a todo o momento, não acredito que nas próximas rodadas os concorrentes do Palmeiras, casos de São Paulo, Atlético, Flamengo, Internacional e Goiás, vão continuar oferecendo essa colher de chá para o Verdão.


O principal problema neste momento é a qualidade de jogo do Verde que está muito baixa, o time não consegue apresentar um bom futebol dentro de campo. Faltam poucas rodadas e caso não melhore urgentemente o seu rendimento, entendo até que o Palmeiras corre o risco de ficar fora da Libertadores em 2010, por incrível que pareça.

Até porque, a distancia para o quinto colocado é de apenas seis pontos!

domingo, 18 de outubro de 2009

Flamengo arrasador, agora em busca do título!


O Flamengo vive um momento mágico, afinal, já são nove partidas sem perder (seis vitórias e três empates), desempenho que coloca o Rubro negro na quinta colocação, com 48 pontos, um a menos que o Tricolor paulista, último a se garantir na Taça Libertadores de 2010 e a seis do líder Palmeiras.


Resultados merecidicimos, o Mengão tem encantado, apresentando um belo futebol e um exemplo, foram às vitórias conquistadas contra São Paulo no Maracana e Palmeiras no Palestra Itália. Merece todo o respeito dos adversários e a partir de agora, é sério candidato ao título do campeonato Brasileiro. Jogadores como Pet, Adriano, Zé Roberto, Léo Moura e Maldonado, têm desequilibrado nesta reta final.

Palmeiras, São Paulo e Internacional estão decepcionando neste momento da competição, desta forma, o Flamengo que até então estava em baixa, pode aproveitar essa situação para uma arrancada fenomenal. Sem dúvida, é o time que joga o futebol mais bonito do Brasil.

E não é apenas dentro de campo que o Flamengo vive uma grande fase, fora também. A diretoria do clube quitou os salários que estavam em atraso e adiantou o pagamento do próximo mês. Salário em dia e jogadores voando dentro de campo sob o comando do Professor Andrade, uma receita perfeita para um possível título.


Os adversários que se cuidem!!!

sábado, 17 de outubro de 2009

São Paulo é a cara do seu técnico

O São Paulo mais uma vez tropeçou no campeonato Brasileiro, com a derrota para o Atlético MG no Morumbi. Resultado trágico para o Tricolor, que praticamente tira o São Paulo da briga pelo título do Brasileirão.

O mais irritante no time do São Paulo, é a posição do seu técnico, um treinador que opta por Hugo e Borges para resolver os problemas da equipe, está de brincadeira. O Tricolor fez uma péssima partida e no banco um técnico sem reação.

Ricardo Gomes, que substituiu Muricy Ramalho se limitou a manter mesmo estilo de jogo do antigo treinador, não apresentou nada de novo. Teria sido mais útil para o clube então ter mantido Muricy no cargo e dispensado alguns jogadores, mas burramente os dirigentes do São Paulo demitiram o melhor técnico do Brasil e agora vão sentir o desprazer de ver o seu ex- comandante, ser campeão defendendo o principal rival.

Veron no Corinthians?


Enquanto os dirigentes do Corinthians comentam sobre a possível chegada de Riquelme para a disputa da Copa Libertadores da América, especula-se nos bastidores do Parque São Jorge que tudo isso não passa de um balão de ensaio para trazer na verdade o volante Veron para o centenário alvinegro.


Isso aconteceria após a campeonato mundial de clubes em dezembro, Veron chegaria como o principal reforço do Corinthians para a Copa Libertadores da América na próxima temporada.

Corinthians comemora decisão da Prefeitura!

A Prefeitura de São Paulo oficializou que o estádio do Pacaembu poderá receber público acima de 40 mil torcedores. Festa no Parque São Jorge, afinal desta forma, o Timão vai poder mandar todos os jogos da Libertadores no Pacaembu, inclusive em uma eventual final de competição.

Porém, nenhuma obra foi feita para adequar a nova capacidade, significando que as teses de segurança da polícia militar foram para o espaço. Provando que os estádios brasileiros são como borracha eles esticam e encolhem conforme os interesses políticos.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Aguante Argentina


A classificação da Argentina foi dramática, nossos rivais precisaram pontuar na última rodada para garantir vaga na Copa do Mundo de 2010 na África. No penúltimo jogo Palermo foi o grande herói na vitoria por 2x1 contra o Peru e nesta quarta-feira, emoção não faltou nos três pontos conquistados diante do Uruguai.


Mas enfim a Argentina está na Copa e isso é o que importa, se não foi brilhante tecnicamente durante as eliminatórias, não faltou raça e muita garra nas últimas rodadas. Afinal, seria quase uma tragédia ver a Argentina fora de uma Copa do Mundo.

Maradona de Deus poderia virar o grande vilão do futebol argentino!

Mas na Copa do Mundo a história será diferente, sem dúvida, a guerra de vaidade existente no elenco vai terminar e com o retorno do semi-Deus, conhecido também por Riquelme, a Argentina entra ao lado do Brasil como uma das seleções favoritas para levantar a taça.

Visão de São Paulo e do Brasil

Por - Fábio Sinegaglia


Na segunda metade do mês de Setembro tivemos a confirmação que os Jogos Olímpicos de 2016 serão no Brasil, essa competição soma-se a Copa do Mundo de 2014 que também será em solo brasileiro. Pois bem, definitivamente viramos o País do esporte.

E se não bastasse a Fórmula 1 tem sua etapa brasileira desde os anos 70, e a cidade de São Paulo – no Autódromo de Interlagos, que havia sido a anfitriã dos GPs Brasil nos anos 70, voltou a sediar a etapa em 1990 e o fato é repetido todos os anos, e no próximo final de semana o Circo da Fórmula 1 terá novamente a sua tenda montada em São Paulo.

Muito mais do que um esporte, a Fórmula 1 é um grande balcão de negócios, onde muitos milhões de dólares são investidos todos os anos na categoria, e muitos outros dólares serão gastos por turistas na capital paulista.

As equipes se deslocam ao Brasil com um verdadeiro batalhão de pessoas, algumas destas pessoas para trabalhar nos carros, outras para fazer negócios e também temos os convidados especiais das equipes, além é claro dos pilotos.

Para os seus convidados e funcionários a equipe Red Bull publicou no último dia 9 de outubro, um verdadeiro guia a sobrevivência na Selva de Pedra, ou seja, um manual de orientações para os estrangeiros que irão visitar São Paulo em função do GP Brasil de Fórmula 1. O texto do guia é um verdadeiro Tapa da Cara em todos os brasileiros e em todos os Paulistanos.

O informativo começa com a seguinte afirmação "O Brasil é como uma droga que a F-1 não se cansa" o texto da equipe continua com as suas opiniões e afirma “Com ótima comida, poderosos drinques, música intoxicante (mas não tão intoxicante quanto a caipirinha) e gente bonita, como não gostar?", em outras palavras: apesar de tudo da para se divertir um pouco.

A respeito das coisas boas que a cidade de São Paulo tem para oferecer a equipe Red Bull volta a nos comparar com as drogas e afirma "mas como toda droga, existem os momentos que a melhor coisa é dizer não".

E não pára por ai: colocando uma série de perguntas em que a resposta sempre deve ser "não". Essas perguntas são: "Esse Rolex é original?", "gostaria de sua oitava caipirinha?", "tenho de parar no farol vermelho?", "gostaria de encontrar uma garota muito bonita que eu conheço?", "ela é realmente uma garota?", "quer mais carne?", "posso estacionar seu carro?", "será que minha mulher vai acreditar que esse fio-dental na minha mala é um presente para ela?", entre outras. Ou melhor, fica claro três coisas: O medo, a ironia e o turismo sexual por traz do evento.

Ou seja, ainda somos vitimas de preconceitos oriundos de outras partes do mundo, não podemos entrar nesse verdadeiro OBA-OBA que tomou conta de todos os envolvidos na escolha do Brasil para ser sede dos Jogos de 2016 e da Copa do Mundo de 2014, a imprensa deve ser vigilante dos desmandos feitos pelos órgãos públicos, com as coisas do esportes, e não entrar na onda de que aqui está tudo certo e aqui se vive na nova capital do Esporte Mundial, e não aplaudir as escolhas pensando em seus próprios interesses.

E em relação à equipe Red Bull tenho uma sugestão, em 2010 não venha para cá. Certamente a corrida em Interlagos ocorrerá com vocês ou sem vocês. A Fórmula 1 não vai acabar sem essa equipe e também não vai acabar sem o GP do Brasil, ou seja, a equipe Red Bull e o GP Brasileiro, são iguais, se tudo aqui é uma droga, tudo dessa equipe é igual.

sinegaglia@uol.com.br

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

ELDORADO S.A.


Por - Fábio Sinegaglia


Todo brasileiro ao nascer, junto com a cidadania ganha o gosto e o prazer pelo futebol, pois temos uma cultura extremamente futebolística e não uma cultura esportiva. Entre todos os esportes “chamado de amadores” o povo brasileiro gosta daqueles que ganham e quando ganham: caso de Ayrton Senna nos anos 80/90, Guga anos 90/00 e de esportistas que são verdadeiros abnegados e ganham uma ou outra medalha de Ouro em Olimpíadas, e nestas conquistas surgem as “febres” esportistas. A febre passa a vida continua a voltamos ao futebol. Até porque que quem perde é achincalhado por tudo e por todos.

Mas de uma hora para outra o Brasil virou o Eldorado do esporte, vamos realizar a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada no Rio de Janeiro em 2016. Um verdadeiro espetáculo esportivo dentro do Brasil. E ai a grande afirmação: QUE MARAVILHA !!!! Pois bem, eu digo QUE PORCARIA!!!!!!!!!!

O Brasil tem muitas outras coisas para se preocupar antes de sediar eventos esportivos globais, temos que nos preocupar com educação, saúde, segurança e outras coisas para o povo brasileiro, esse povo tão sofrido que paga imposto de forma galopante e tem em troca desse imposto pago absolutamente nada – não temos boa educação, não temos saúde pública digna e segurança é um sonho para o Século XXII.

Acho que as atuais discussões que permeiam a Copa do Mundo de 2014 (que infelizmente será no Brasil) já estão sendo bastante claras do que será feito com o dinheiro público, o nosso dinheiro que nos é tirado em forma de imposto será gasto para ajudar empresas privadas (clubes de futebol) a construir e reformar estádios, e não será pouco dinheiro não, serão milhões e milhões de Dólares. E o mesmo deve ocorrer nos próximos anos quando o assunto for Rio 2016.

Em 2007 o Rio de Janeiro organizou e foi sede do Pan, muito se falou que o Pan seria um legado para o esporte brasileiro, um dos significados da palavra legado é (o que é transmitido às gerações que se seguem) e esse era o sentido da palavra em questão, e infelizmente o termo legado foi trocado por largado, pois tudo que foi construído no Rio para a competição de 2007 está sendo consumida pelo tempo, e o pior para a sociedade carioca e brasileira, não teve acesso aos locais de competição para a pratica de esporte para ai sim seria feito um legado. E tudo será reconstruído para 2016, ou seja, para usar a mesma coisa duas vezes em nove anos, tudo será feito e refeito.

Um País melhor no esporte se faz com educação e com investimentos em atletas desde a categoria de base, aos sete anos, até o final da carreira. E infelizmente nunca vimos isso no Brasil, ser o novo Eldorado do esporte mundial é oferecer condições dignas para atletas treinarem, e não, ter que assistir os principais atletas brasileiros saírem para o exterior em busca de infra-estrutura de treinamento. Portanto o Brasil vai se maquiar para 2016 e depois em cada Olimpíada ganharemos meia dúzia de medalhas e assistiremos as potências Olímpicas ganharem centenas delas.

sinegaglia@uol.com.br

domingo, 4 de outubro de 2009

Palmeiras Campeão!


O Palmeiras conseguiu uma bela vitória diante do Santos na Vila Belmiro, o Peixe até começou um pouco melhor o jogo em relação à última partida, abriu o placar no início do segundo tempo, gol marcado por Luizinho. Porém, mais uma vez todo o sistema defensivo do Santos deixou a desejar e permitiu a virada palmeirense comandada por Diego Souza em poucos minutos.


Isso prova novamente que a diretoria do Santos não pode continuar enganando o torcedor, o Peixe neste momento da competição briga para fugir do rebaixamento e não por uma vaga na Libertadores de 2010. O Santos tem um time medíocre e o torcedor já terá muito o que comemorar, se na próxima temporada, o clube não disputar a segunda divisão.

Já o Palmeiras está cada vez mais próximo do título do Brasileirão, a vantagem de cinco pontos para o São Paulo continua. As duas próximas rodadas serão muito importantes, até porque, nestes jogos o excelente Muricy Ramalho, não vai poder contar com o meia Diego Souza, que tem feito a diferença nos jogos.

Caso a vantagem de cinco pontos permaneça até o termino das duas próximas rodadas, o torcedor palmeirense já pode comemorar mais um título de campeão Brasileiro.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Sediar olimpíada ou formar atleta – O que é mais importante?


O Comitê Olímpico internacional anunciou na tarde desta sexta-feira, 2, o Brasil como País sede da Olimpíada de 2016. Festa para os brasileiros, principalmente na cidade do Rio de Janeiro, palco escolhido para sediar os jogos, afinal pela primeira vez, o Brasil tem a oportunidade de organizar o evento olímpico mais importante do mundo.

Evidentemente que os políticos envolvidos e até mesmo os torcedores brasileiros estão entusiasmados por este momento nobre. No entanto, vale destacar que atualmente o Brasil não tem um projeto olímpico. Não só por conta da estrutura para receber os jogos que ainda não existe, mas principalmente pela falta de uma política de massificação do esporte.

Temos exemplos muito claros, como o péssimo resultado obtido pelo Brasil nos jogos olímpicos de Pequim. É importante para um país receber uma olimpíada? É claro que sim. De cara, o BNDS deve deixar a disposição do Brasil para organizar o evento a quantia de 11 bilhões de reais e com esse investimento o Rio de Janeiro vai contar com muitos equipamentos esportivos que a cidade carece.

Mas vale lembrar, que para realização dos jogos Pan-Americanos no Rio, foi feito um investimento de mais de 4 bilhões de reais. E o que observamos na ocasião foi uma irresponsabilidade tremenda com o dinheiro público. Sem contar que os equipamentos montados se encontram sucateados, como a pista de atletismo do Engenhão.

Sem dúvida, seria muito mais saudável para o Brasil, transformar todo esse investimento aplicado para que o país receba a olimpíada em 2016, na construção de centros de excelência com o objetivo de formar atleta. Só com os 11 bilhões que o BNDS deve investir, poderíamos passar por uma reestruturação esportiva no país inteiro.

Teríamos condições de construir em todas as cidades brasileiras os mais modernos equipamentos esportivos. Desta forma, acabaríamos de vez com o sofrimento dos nossos atletas que não recebem nenhum tipo de apoio durante a preparação para uma olimpíada. E talvez em 2016, já teríamos um bom reflexo de todo esse trabalho executado. Transformando o Brasil em um país olímpico, tendo ainda a oportunidade de brigar por diversas medalhas.

O que adianta realizarmos uma festa bonita durante um mês e continuarmos desprestigiando os nossos atletas. O Brasil precisa urgentemente de um projeto olímpico de verdade, que apóie e formem atletas. Só investir na construção de equipamentos no Rio de Janeiro, para que o Brasil receba os jogos olímpicos, sem pensar nos centros de excelência em todo o Brasil não vai mudar a realidade olímpica que o nosso país atravessa.