sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Agora é Corinthians!!

Nem mesmo o mais otimista corinthiano poderia imaginar que após a vexatória queda do clube para a segunda divisão em 2007, o Corinthians após cinco anos, quebraria o tabu de nunca ter conquistado a Copa Libertadores da América e estaria neste momento disputando uma final de mundial diante do Chelsea no Japão.

Realmente o ano de 2012 já é muito significativo para o torcedor e tudo isso graças à queda de divisão no campeonato Brasileiro. Isso mesmo, pode até parecer contraditório, mas o sabor amargo de não participar por um ano da elite do futebol brasileiro foi muito positivo para a equipe de parque São Jorge.

Andrés Sanches assumiu a presidência do clube, reformulou totalmente o elenco, contratou o técnico Mano Menezes e transformou o Corinthians em uma grande potência, hoje é o clube que mais fatura no futebol brasileiro e o orçamento previsto para 2013 já ultrapassa a casa dos 300 milhões de reais.

O Corinthians não mudou apenas por fora e não somente dentro de campo, a mudança interna foi muito importante nesse processo. Os conselheiros perceberam que as brigas políticas tinham que acabar pelo bem do clube, é claro que algumas rugas ainda existem, mas não são mais tão expostas como em outras ocasiões.

Com o apoio de Ronaldo, o Corinthians construiu um moderno centro de treinamento, em Itaquera está sendo construída a casa do Timão que também servirá como palco de abertura da Copa do Mundo em 2014 e os investimentos no futebol são eficientes.

Depois da queda o Corinthians levou os títulos do campeonato Paulista, Copa do Brasil, Brasileiro, Libertadores e ainda pode terminar a temporada com a conquista do mundial de clubes, um feito histórico para quem esteve no fundo do poço há cinco anos.

O Corinthians reflete muito bem que um clube precisa sangrar para poder acordar e mudar toda uma filosofia. Foi exatamente o que aconteceu com o Timão.

Seria bom caso não precisasse passar pelo que o torcedor corinthiano passou, mas até como na vida de qualquer pessoa, em alguns momentos é preciso passar por situações a beira do insustentável, para aprender com os erros e melhorar.

E acredito que dificilmente o Corinthians seria esse clube vencedor que é atualmente caso não tivesse caído de divisão, parece ter sido o combustível que o clube precisava para enterrar os velhos vícios e se renovar.

O Corinthians fez o seu primeiro jogo no mundial de clubes na última terça-feira, o adversário foi o fraco Al Ahly, o Timão venceu 1x0, fez um bom primeiro tempo, mas uma péssima etapa complementar e o resultado mais justo seria o empate.

O desempenho ruim no primeiro jogo neste mundial está muito ligado a ansiedade absurda que todo time brasileiro tem nessa competição, em alguns momentos ficar obcecado por algo atrapalha no rendimento.

A final do mundial de clubes acontece na manha deste domingo e o adversário será o Chelsea que passou pelo temido Barcelona na final da liga dos campeões. Evidentemente, o Chelsea tem muito mais qualidade que o Corinthians, o patamar de investimento é outro, mas no futebol nem sempre o melhor vence.

O Chelsea é o favorito e para roubar a cena, ficando assim com o título, o Corinthians terá que marcar de forma implacável o time inglês e jogar por uma bola eficiente no ataque.

Mas independentemente de quem será o campeão, 2012 já é um ano emblemático pelo fato do Corinthians ter vencido grandes barreiras no bom trabalho do professor Tite, e ter chegado com muita competência a essa decisão.

Agora é coração, agora é o momento de mostrar ao mundo que o jeito Corinthians de jogar futebol é aquele que não desiste nunca. Agora é Corinthians!