sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Quando o encanto acaba!


Conhecer alguém para Amanda era algo rotineiro, afinal, sempre muito bonita atraia olhares de muitas pessoas. Com seu jeito extrovertido, inteligência e simpatia sempre acabou conquistando seus espaços, atingindo assim seus objetivos profissionais, mas no amor nunca teve essa capacidade toda.

E não por ser uma pessoa feia ou desinteressante, pelo contrario, sempre despertou o interesse em muitos homens pela sua beleza física e também pelo seu jeito meigo de ser o que atraia muitos a sua volta.

Mas hoje é sexta-feira, uma bela lua lá fora, noite muito chamativa para ir ao bar com amigos, sair para paquerar, badalar. Porém, Amanda que tem uma vida bem agitada no seu escritório de advocacia vai direto pra casa e recusa todos os convites para sair essa noite.

Cansada, ela chega em casa esgotada. Quando entra no estacionamento do seu prédio mais uma vez discute com o porteiro porque o vizinho roubou sua vaga e teve que escolher outra, sobe até seu apartamento no quinto andar, abri a porta da um beijo no seu gato de estimação que vai ao seu encontro, joga blusa e bolsa no sofá e vai direto para o chuveiro.

Após o seu banho relaxante, enrola a toalha na cabeça para secar o cabelo, senta no sofá, observa seu gato fazendo graça pra ela e aproveita o momento de sossego e o silêncio que reina naquele momento e encosta a cabeça na almofada e deita no sofá, fecha os olhos e começa a refletir sobre sua vida.

E durante o seu pensamento vem na sua cabeça uma pessoa chamada Jeferson, que ela conheceu bem por acaso há cinco anos. Lembra dele com muito carinho, até hoje ela não consegue entender porque esse relacionamento não deu certo. Eles se davam muito bem, uma afinidade incrível, ele era uma pessoa que a Amanda gostava de conversar, de contar todas as novidades do seu dia, se interessava por tudo que ele fazia, um sempre ouvia muito o outro, davam muita importância para a opinião do outro.

E quando saiam para fazer algo junto era tudo sempre muito agradável, o tempo não passava, ele voava, aquela sensação que hora virava minuto e o minuto virava segundo. Sabe aquele ditado que o bom passa rápido, então era assim todas as vezes que estavam juntos, tinha sempre aquela coisa gostosa de quero mais que ficava no caminho.

Mas para Amanda era tudo muito confuso, ela não tinha certeza do que realmente significa tudo aquilo. Se ele era apenas um amigo que ela admirava, se era algo que uma paixão poderia surgir ou até quem sabe um grande amor. Era algo que ela tinha muito medo. Tinha medo de se entregar, de se apaixonar, de se apegar e depois não ser aquilo que ela sonhou. Receio de estar confundindo e ter apenas por Jeferson um sentimento de carinho pela amizade forte que os dois construíram.

Ah o medo e quando ele começa a tomar conta de uma pessoa alguns obstáculos que não existiam, começam a brotar de todos os lados. Jeferson foi do tipo que sempre deu toda a atenção para Amanda, era realmente uma pessoa que demonstrava com seu jeito o quanto gostava dela e isso também a preocupava, de nenhuma maneira ela queria magoar uma pessoa que tinha um carinho tão especial, sentimento que ela ainda não conseguia identificar o que era de fato.

Então Amanda começou a se distancia um pouco de Jeferson, mudou a maneira que o tratava, ficou um pouco mais fria, evitava encontros com ele. Em um determinado dia quando foi convidada para ir em uma festa com amigos, acabou ficando com outra pessoa e o fato de ter conseguido ter estado com outra pessoa lhe deu a certeza que não tinha sentimentos por Jeferson, que era apenas uma pessoa que ela tinha carinho e não sentia nada além disso.

O próximo passo então foi terminar o seu relacionamento com Jeferson. Ela o convidou para sair e disse durante o encontro, disse tudo que pensava, que gostava dele apenas como amigo, que era melhor não ficarem mais e que não queria estragar a amizade e a relação de confiança que tinham.

Para Jeferson foi um tremendo choque, até porque, já estava muito mais do que envolvido na relação. Estava gostando de verdade da Amanda e sofreu muito com a decisão dela. E depois da conversa com Jeferson a própria Amanda, ficou com o coração dolorido, viu uma pessoa que tinha um carinho especial sofrendo por sua causa e isso também lhe fez mal.

Então Amanda tomou outra decisão, além de romper o seu relacionamento, também preferiu cortar os laços de amizade. Ele até procurava, mandava mensagem, ligava, mas ela não respondia e nem atendia ele e isso durou alguns dias. Amanda queria forçar que ele não alimentasse nenhuma expectativa em relação a ela, então tentou o afastar.

E Jeferson também sofreu muito com isso, não conseguia entender porque uma pessoa que dizia pra ele que gostava dele, que curtia sair com ele e que era tão meiga quando estavam juntos de uma maneira repentina passou a fazer pouco caso da sua presença, a tratá-lo como uma pessoa que a incomodava.

E a atitude de Amanda, começou a interferir de fato no sentimento de Jeferson. Todo aquele encantamento que Jeferson tinha pela Amanda foi se acabando. Toda aquela admiração que tinha por ela, toda aquela afinidade que tinha com ela, foi se perdendo. Jeferson passou a ter o sentimento de que Amanda, pensou exclusivamente nela, que no momento que ela não achou mais interessante o descartou, sem pensar se ele sofreria ou não.

E todo esse conflito fez com que Jeferson aos poucos fosse perdendo todo o encantamento que tinha pela Amanda. E Jeferson tomou uma decisão, de excluir completamente a Amanda de sua vida. Não interessava mais continuar tentando conversar com uma pessoa que o tratava com indiferença.

Amanda começou a se interessar por outra pessoa, ficou algumas vezes com ela e acabou terminando. Outra pessoa apareceu, Amanda também tentou ficar algumas vezes e também não deu certo. E o curioso é que ela sempre comparava o tratamento que recebia pelos seus pretendentes, da forma que Jeferson a tratava, parece que sentia um vazio dentro do peito, começou a sentir falta de toda aquela segurança e proteção que Jeferson transmitia a ela.

Aquele sentimento começou a perturbar Amanda, cada dia mais e ela começou a pensar como se sentia bem na presença do Jeferson, como se divertia, como eram seus telefonemas, suas mensagens, seus beijos e como ficava feliz todas as vezes que faziam algo, juntos.

Depois de alguns meses longe, então Amanda resolveu procurar Jeferson. Primeiro mandou uma mensagem e ele não respondeu. Sempre muito ansiosa acabou ligando e ele atendeu. Ela perguntou se poderia encontrar com ele, que precisava conversar. Preocupado ele perguntou se tinha acontecido alguma coisa. Ela disse que não, só precisava conversar um pouco.

Então os dois marcaram de se encontrar em um restaurante de comida japonesa que costumavam ir.
E estava sendo um reencontro muito agradável para Amanda, ela riu, conversou bastante, falou de todos os seus projetos profissionais, falou dos seus problemas, ouviu conselhos, deu palpite na vida de Jeferson e estava muito entusiasmada, como era no começo de tudo com ele.

Mas quando ela disse que estava um pouco arrependida e que hoje percebe que o sentimento que tinha por ele não era só de amigo e sim de algo mais. Que gostava mesmo é de ter ele na sua vida, de dividir as coisas boas e o que acontecia de ruim. Que sentia falta do carinho dele e de ficar com ele, se frustrou com a resposta.

Sempre muito cuidadoso Jeferson disse a Amanda... “Manda você tinha tudo de mim, fiz de tudo e fiquei bem magoado com tudo que aconteceu. Não teve outra moça que eu fiz tanto. Mas todas as suas atitudes, fez com que aquele encantamento que tinha por você se acabasse. Acho que seriamos felizes juntos, um entende bem o outro, mas você fez uma escolha e ela tem a sua conseqüência”.

Com lagrimas nos olhos, Amanda deixou o restaurante de uma maneira muito triste e profundamente arrependida das decisões que tomou no passado. E depois desse dia Jeferson e Amanda nunca mais se reencontraram.

Agora com os olhos abertos, ainda em seu sofá nesta bela sexta-feira, já com o seu cabelo seco e com o seu gato comendo todo o seu tapete, Amanda ainda se arrepende de não ter acreditado no relacionamento que teve com Jeferson quando realmente teve chance e sente que pode ter deixado escapar o grande amor da sua vida.

A realidade sempre chega da maneira mais cruel possível. Nada acontece por um simples acaso, tudo que plantamos, vamos colher um dia e não saber perceber e valorizar quem te ama e quem você pode amar de verdade, não simplesmente pela sua beleza física ou o que pode proporcionar pode ser um erro incorrigível no futuro.