quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Osasco terá um prefeito que o eleitor não escolheu! Irresponsabilidade de Giglio pesou!

Osasco vive um momento histórico, mas pelo lado negativo. O candidato do PSDB Celso Giglio, não teve sucesso no recurso que ingressou no Tribunal Superior Eleitoral julgado na noite desta quinta-feira.

Assim, o Juiz eleitoral vai confirmar nesta sexta-feira, Jorge Lapas, como novo prefeito do município. Lapas, obteve 138. 435 votos, contra 149.579 votos de Celso Giglio, 38.705 de Osvaldo Verginio, 36.830 de Délbio Teruel, 8.838 de Alexandre Castilho, 8.318 de Reinaldo Mota, 30.071 Branco e 39.041 Nulos.

Os concorrentes de Jorge Lapas somados representam o montante de 242.27 votos. Pela primeira vez na história de Osasco, um candidato está sendo eleito prefeito com apenas 32% dos votos.

Isso significa que 68% do eleitorado osasquense não votou no candidato que o TSE deve diplomar em dezembro. Agora como uma cidade com a representatividade que tem Osasco pode ser governada por um prefeito que o eleitor não escolheu? Seria o fim do estado democrático?

Não vou entrar no mérito da questão, porque isso é um assunto para os ministros do TSE que são muito capacitados para avaliar se um candidato é ficha limpa ou não. Mas essa questão tem que ser resolvida sempre antes de um processo eleitoral.

Como o Tribunal agora vai explicar que o prefeito eleito é um candidato que a maioria não escolheu?

Irresponsabilidade também do candidato Celso Giglio (PSDB), que durante toda a campanha divulgou nos quatro cantos da cidade que não existia problema com a sua candidatura e agora o eleitor que depositou o seu voto de confiança no seu nome observa que seu voto foi jogado fora.

Giglio poderia muito bem ter indicado outro nome do próprio PSDB, quando teve candidatura cassada pelo TRE, mas a sua vaidade pessoal de querer ser prefeito de qualquer maneira custou ao partido a eleição.

O bom senso manda que se convoque um novo processo eleitoral para que o eleitor tenha oportunidade de escolher o prefeito da sua cidade e não impor um governante que a cidade não escolheu.


2 comentários:

  1. Deveria ter outra eleição. O TSE/TRE, nunca tive meus direitos políticos jogados no lixo, nem na época do militarismo, e vocês vem hoje fazendo essa barbárie e fazendo propaganda que vivemos uma democracia? O governo de Osasco não é o emanado do povo e devido à demora como tudo ocorreu, induziu o eleitor a erro deixando o candidato aparecer na urna fica uma atmosfera de desconfiança e manipulação. Imaginem os milhares de jovens que votaram à primeira vez e seu voto foi anulado? Que sentimento de pátria esses jovens vão ter? Como os professores vão explicar isso nas escolas?

    ResponderExcluir