sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Sempre tem um culpado! Os outros !!

Por - Fábio Sinegaglia

Na vida quando temos problemas sempre a culpa é dos outros, pois é mais fácil delegar as responsabilidades a outrem, do que assumir os próprios erros. Até porque assumir as falhas significa ter a obrigação de mudar posturas e corrigir erros pessoais e/ou coletivos. O maior exemplo disto são os acidentes aéreos que geralmente a culpa vai para o piloto, que todas às vezes não está mais entre nós para se defender.

Nesta semana tivemos dois eventos que deixam claras essas posturas. O primeiro foi o “apagão” que ocorreu na madrugada de terça para quarta, pois a culpa sempre é de um fenômeno da natureza, pois esses fenômenos passam, e não tem como se defender, só podem ser os culpados.

O outro caso é o que ocorreu no último domingo no Maracanã, após a derrota do Palmeiras para o Fluminense, quando o Presidente do clube paulista perdeu completamente a razão e começou a atacar o árbitro Carlos Eugenio Simon, que invalidou gol de Obina, não há duvidas que o Simon errou, alias ele não vive um bom momento em sua carreira, e o pior ele deve ser o árbitro Brasileiro na Copa de 2010.

Mas erros no futebol ocorrem, hora pró um time e hora contra, não há dúvidas que na quarta-feira o Palmeiras foi ajudado pelo árbitro Elmo Alves Resende Cunha que validou um gol palmeirense que não deveria ter sido validado. Erros fazem parte do futebol, quem não aceita os erros tem uma boa opção: Playstation.

Na verdade a ação do Presidente do Palmeiras, Luiz Belluzzo, ameaçando até fisicamente o Simon, é a prova mais clara do despreparo das pessoas que dirigem o futebol, diretores e dirigentes não tem o direito de fazer o que Belluzzo fez, em uma sociedade que vive em conflitos as pessoas que comandam têm que ter a racionalidade que uma atitude como a de Belluzzo pode ser o inicio de um processo que pode levar a violência. E não adianta o Belluzzo vir com o discurso que ele é um presidente diferente, pois ele é exatamente como todos os outros, ou seja, um torcedor de terno e gravata com um discurso arrumado.


Faltando três partidas para o Palmeiras terminar a sua participação no Campeonato Brasileiro de 2009, o título que estava na mão do time alve-verde, está muito ameaçado, ou melhor, o time não deve ser o campeão da temporada, e é bom o Palmeiras ficar atendo para que a sua classificação para a Libertadores também não se perca no caminho.

A queda do time do Palmeiras nas últimas oito rodadas é algo incomum, pois dos últimos 24 pontos a equipe alve-verde conquistou apenas seis, ou seja, 25% dos pontos disputados, esse rendimento nas oito últimas do Palmeiras é pior do que o rendimento do Sport ( 30% de aproveitamento) que é o último colocado da competição e já rebaixado para a Série B.

Ou seja, o Palmeiras perdeu o título devido ao seu futebol, e não devido aos erros de arbitragem.

Ou seja, Sr. Belluzzo o senhor é como todos os outros: Sempre a culpa é dos outros!

sinegaglia@uol.com.br

2 comentários:

  1. Simplesmente perfeita essa analíse. Palmeiras perdeu o titulo pelo futebol e não por questões que envolvam os juizes de futebol. Parabéns pelo texto simples e claro.

    ResponderExcluir
  2. A falta de planejamento não foi exclusividade do Andres Desmanches. Muito confete para o sr Muricy e Love que acabaram se enrolando na serpentina....


    Abs

    ResponderExcluir