quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O Santos de Muricy!

Na noite da última quarta-feira, o Santos pela segunda vez neste campeonato Paulista entrou em campo, o adversário era o Botafogo de Ribeirão Preto, que na sua estréia venceu o Oeste dentro de casa. Aliás, taticamente é um time bem armado pelo técnico Marcelo Veiga, que durante muitos anos comandou o Bragantino.

Para enfrentar o Santos dentro da Vila Belmiro, Veiga armou seu sistema defensivo com três zagueiro, destacando Henrique Matos, para acompanhar Neymar, era uma equipe compacta na defesa que explorou no primeiro tempo alguns espaços deixados por Guilherme Santos.

Porém, não é possível sequer comparar a qualidade dos jogadores do Santos com o Botafogo e ela foi justamente o diferencial. Neymar desde os primeiros minutos buscou o jogo, fez novamente jogadas geniais, enfim foi o Neymar que todos estão cansados de ver.

E com a marcação individual que o gênio da Vila Belmiro recebia, ofereceu espaços para Montillo e Cicero que chegavam com muita liberdade ao ataque.

O Peixe começou no tradicional 4-4-2 e com maior posse de bola criou oportunidades para marcar dois gols no primeiro tempo. O primeiro em um contra ataque puxado por Arouca, resultando na conclusão de Cicero, que fez uma bela assistência para mais um gol com a assinatura do craque Neymar.

Apesar do domínio do Santos e as chances criadas, não foi um primeiro tempo perfeito da equipe santista, que ofereceu muitos espaços ao Botafogo, principalmente pelo lado esquerdo, com as descidas de Daneil Borges, sempre triangulando naquele setor com o meia Douglas Packer, deixando vulnerável os zagueiros Neto e Durval e quem se beneficiou foi o atacante Nunes, que teve até algumas oportunidades de marcar no primeiro tempo.

E provando que é um dos melhores técnicos em atividade e que sabe como ninguém ler o que está acontecendo dentro do campo. O professor Muricy Ramalho, mudou taticamente o time e sem trocar uma peça, apenas acertando o posicionamento, corrigiu os erros do seu time.

O Santos passou a ser senhor do jogo, não sofrendo mais nenhum tipo de perigo defensivamente.

Muricy fixou Renê Junior, como terceiro zagueiro, jogando na sobra, Durval e Neto abriram pelos lados do campo, avançando Bruno Perez e Guilherme Santos que viraram alas, Cicero recuou e jogou como volante ao lado de Arouca, com o argentino Montillo à frente, trabalhando com Neymar e André.

O Santos conseguiu dessa forma, encaixar muito bem a marcação e sobrou em campo. Renê Junior não sentiu nem um pouco o peso da camisa do Santos, só não foi melhor no jogo que o Neymar. Renê Junior, tanto de primeiro volante, como na função de terceiro zagueiro foi muito bem, oferecendo muita segurança e proteção aos zagueiros.

Arouca e Cicero voaram no meio campo e as características deles se completam. São jogadores rápidos, não guardam posição e dão velocidade na dose certa ao meio campo do Santos. Com um pouco mais de ritmo de jogo vão dar muitas alegrias a equipe de Vila Belmiro.

Acredito que Marcos Assunção, será reserva no Santos de Muricy. Assunção é um jogador atualmente mais lento que Arouca e Cicero e não marca com a mesma eficiência de Renê Junior. Mas sem dúvida será uma ótima opção para o banco de reservas.

Pelo fato de Palmeiras, Corinthians e São Paulo terem pela frente ainda a Copa Libertadores para disputar, aposto que o Santos fica com o título do Paulistão. É um ano diferente para o torcedor do Peixe, um elenco muito forte, Muricy tem várias opções técnicas e táticas e com a sua competência vai fazer desse Santos um time vencedor em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário