sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A Conmebol está evoluindo!


Kevin Espada, torcedor de apenas 14 anos acertado por um sinalizador disparado pela torcida do Corinthians durante a partida contra o San José, faleceu na noite da última quarta-feira.

A polícia boliviana prendeu 12 torcedores corinthianos que estão sendo investigados neste momento pelas autoridades locais pelo ocorrido.

De acordo com nova regulamentação da Conmebol, o Corinthians poderia ser até excluído do torneio. No artigo 18 do Código Disciplinar, uma das punições previstas para tais acontecimentos é exclusão da competição (presente ou de edições futuras), proibição de jogar em um estádio ou no país, perda de pontos, entre outras penas.

Evidentemente que virou um caso de Policia e as autoridades responsáveis vão apurar os fatos e punir como se deve quem cometeu esse crime bárbaro. Porque o torcedor que vai em um estádio com sinalizador, tem que saber que está colocando a vida de outras pessoas em risco, principalmente quando é atirado contra torcida adversária. Afirmar que o ocorrido foi uma fatalidade é tampar o sol com a peneira.

Na noite desta quinta-feira, a Conmebol anunciou medida cautelar punindo o Corinthians. Até o momento o Timão terá que jogar no Pacaembu pela Libertadores nos próximos 60 dias com portões fechados e não terá direito a ingresso quando for visitante.

Não foi uma pena exagerada, como a exclusão do Corinthians da competição intercontinental e também não foi uma punição leve. Corinthians está sendo punido na dose certa, a Conmebol é justa agindo dessa forma. Só espero que a entidade não reforme a decisão depois do ingresso do recurso corinthiano.

O Corinthians precisava ser punido com muito rigor para que seu torcedor entenda que suas atitudes dentro dos estádios podem prejudicar o seu time, apenas desta maneira é possível que o torcedor pense duas vezes antes de cometer uma bobagem. Mas não é apenas o Corinthians que merece punição, mas também o clube boliviano que permite que torcedores entrem com este tipo de artefato dentro do estádio.

O que aconteceu na Bolívia é muito grave e se não for coibido a tempo, ainda vai acontecer no Pacaembu em dia de clássico. Onde a Polícia Militar tem muito trabalho para evitar que bombas sejam arremessadas por torcedores com o objetivo de ferir a torcida rival.

Já nos acostumados que a Conmebol feche os olhos por todas as irregularidades que acontecem nos estádios nas suas competições, mas isso não poderia continuar. Antes tarde do que nunca.

Recentemente jogadores do Tigre foram agredidos dentro do vestiário do Morumbi na final da Copa Sul Americana e até agora o São Paulo não tinha sido punido. Porém, nesta sexta-feira, a entidade anunciou que o Tricolor está perdendo mando de um jogo. Provavelmente a partida sairá do Morumbi e vai para o Pacaembu.

No meu conceito a pena é muito branda. O São Paulo poderia pelo menos em um jogo também jogar com portões fechados. É muito simples para o Tricolor transferir o jogo para o vizinho Pacaembu.

Espero que a Conmebol continue desta forma, não fechando os olhos para fatos graves que acontecem nas suas competições e mostre ao mundo que na América do Sul estes crimes não vão passar em branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário