domingo, 24 de fevereiro de 2013

O mundo encantado do Manchester United


Por - Ione Freitas

Não há como não dizer que o lado vermelho de Manchester é encantado. Região metropolitana de Manchester, por lá fica um time chamado Manchester United, que tem como casa o Old Trafford, também conhecido como Teatro dos Sonhos, e parece que lá, o que se sonha torna realidade. Só que em Old Trafford não tem uma fada com uma varinha mágica, e sim Alex Ferguson, e ao invés de uma varinha mágica, ele tem o dom de se renovar a cada temporada. Em seus mais de 1.000 jogos, ao longo dos 26 anos de United, ele fez os red devils mais sonhadores , ver que a realidade estava bem ali, no Teatro dos sonhos.

Sempre conhecido e respeitado na Inglaterra, o Manchester United já teve um outro escocês no comando, Busby, Matt Busby, em sua primeira temporada ele mostra a que veio, fica atrás apenas do Liverpool, então campeão, na temporada seguinte, ele enfim faria os torcedores comemorarem um título, a FA Cup.

Na temporada 1951-52 ele conquistou o título nacional, título que não vinha há 51 anos. Após 4 anos, surge, Busby Babes, "bebês de Busby", essa expressão vem porque ele conquistava o inglês novamente , com elenco repleto de jovens, e ali surgia o mundo encantando de Manchester...

O time fez 103 gols na temporada, e foi o primeiro clube inglês a participar da Champions League, e olha que o time só foi parado na semi, por nada mais, nada menos que pelo Real Madrid, que dominava o continente. Na temporada seguinte, conquistava o bi inglês, e novamente a vaga a Champions League.

Se um escocês começava o mundo encantado, um outro escocês daria continuidade a ele, Busby mostrou o United para o mundo, Sir Ferguson concretizou! E com o futebol mudando, a longa vida de treinadores no comando dos times já não era tão comum, mas aos que sonhava com um treinador que pudesse ficar um longo e vitorioso período no comando do United, esse sonho se realizou. 1986, é, há exatos 26 anos ele chegava para transformar sonhos em realidade.

7, isso mesmo, o United tinha 7 títulos nacionais quando ele chegou, hoje tem 19, rumo ao vigésimo... alguém duvida? Talvez ninguém sonhou com o mesmo treinador ganhando 12 títulos, mas todo Red devil sonhou em passar o Liverpool em números de títulos, e como tudo em Old Trafford se torna realidade, em 2011 o United vinha a conquistar seu décimo nono título, deixando o Liverpool com 18.

12 campeonatos ingleses, 2 UEFA Champions League, 5 FA Cup, 4 Copa da Liga, entre outros, que no total dar exatos 23 conquistas, e ele ainda foi primeiro treinador de uma equipe inglesa a ganhar a tríplice coroa, é, o tal Sir (Cavalheiro) que para muitos ele nem é, torna sonhos em realidade, e não vamos ficar falando o que ele fez, porque daria vários textos desse...

Se ele é considerado por muitos autoritário, há quem diga que ele é o príncipe do mundo encantado do United.

Old Trafford mostrou que sonhos podem ir além, tem muito mais que títulos e glórias, tem histórias, como a de um menino de 14 anos, que tornava o Teatro dos sonhos sua casa, Ryan Giggs, uma lenda que veste vermelho, mas que conquista torcedores de todas a cores. Lembra da coleção de títulos que falei do Sir Ferguson? Então, ele fez parte quase todas, podemos dizer que ele é a varinha mágica de Ferguson?!

Tem magia, como a que Cristiano Ronaldo deixou, sua marra, seus toques geniais, seus cinco passos para trás, e... em sequência golaços. Tem beleza, eu sei que Old Trafford é lindo, que a torcida do United é bonita, mas a beleza que me refiro desfilava futebol, David Beckham, que hoje em dia pode não desfilar tanta maestria em campo, mas fora dele, domina como ninguém.

Lendas, e quantas, Denis Law, Bobby Charlton, George Best, já ouviu falar dele? Ele foi um dos melhores jogadores britânicos, e vestiu a camisa do United, e para quem na época sonhava em ter o melhor time, teve aquele cuja o nome dizia tudo sobre ele.

O mundo de Manchester te faz sonhar, te faz viver, e Cantona é a prova disso, quem viveu e viu o francês jogar sabe disso, ele transformou sonhos em conquistas, chegou para fazer o United campeão após após 26 anos, e transformou sua passagem por Old Trafford gloriosa, plantou sonhos e continuidade naqueles que passara a seguir o United por seu futebol.

Um time feito de ídolos, conquistas e principalmente sua torcida, torcida essa que se espalha a cada dia pelo mundo, de toda cor, raça, religião...

O mundo encantado do Manchester United já não cabe mais em Manchester.

Nenhum comentário:

Postar um comentário