sexta-feira, 26 de abril de 2013

Brasil já escolheu o culpado!

O torcedor brasileiro sempre foi muito imediatista e bipolar em suas opiniões, principalmente quando o assunto é o futebol. Não é de hoje que o craque da quarta-feira, vira a porcaria do fim de semana, tudo muda depois de 90 minutos, e então o jogador que era contestado, passa a ser gênio, mas no próximo jogo ele pode voltar a ser aquele que não serve, caso não repita atuação do jogo anterior.

Mas além desta bipolaridade imbecil, outro aspecto que envolve o torcedor brasileiro é a mania de se procurar um culpado para explicar uma derrota, um fracasso ou um mal desempenho. Em se tratando do futebol isso é cada dia mais inaceitável. É preciso entender que o futebol é um esporte coletivo e não individual. Ninguém vence ou perde uma partida sozinho, se o pensamento de quem assiste é esse, é melhor mudar do futebol para o tênis, que é um esporte individual e permite que uma pessoa decida um jogo.

Quando um time não consegue construir jogadas, não é culpa apenas de um jogador, é de todo o conjunto e não apenas dos meias e dos atacantes. O mesmo acontece quando se sofre um gol, não apenas culpa do zagueiro, mas de todo o time que permitiu que o adversário tivesse essa oportunidade de gol.

É impossível no futebol culpar um jogador para explicar o desempenho ruim de uma equipe.

Mas no Brasil isso acontece com freqüência, o brasileiro não sabe perder e sempre tem a necessidade de encontrar um culpado. Parece que vai se sentir melhor caso eleja um para crucificar, assim como aconteceu com Julio Cesar, Dunga e Felipe Melo após a eliminação para a Holanda na Copa de 2010.

E para a Copa do Mundo de 2014 o Brasil já escolheu quem será o responsável por uma possível derrota no mundial. O eleito é o atacante Neymar, o melhor jogador em atividade no futebol brasileiro, o único que faz algo diferente dentro do campo. Até hoje não consegui entender porque Neymar é tão esculhambado pela torcida brasileira nos jogos da Seleção.

Evidentemente que o Brasil não está jogando bem e consequentemente o futebol do Neymara não aparece, porque tudo faz parte do conjunto. Se taticamente a equipe não vai bem, é praticamente impossível um jogador se destacar e a torcida do Brasil não colabora nenhum um pouco, principalmente pelo clubismo.

Neymar hoje é muito mais criticado porque joga no Santos e sempre faz bons jogos contra São Paulo, Palmeiras, Corinthians , Cruzeiro, Atlético, Flamengo entre outros e isso irrita os rivais do Peixe, que levam o seu sentimento ferido pelo gênio da Vila Belmiro para a Seleção, responsabilizando ele indevidamente por qualquer jogo ruim do Brasil.

É, o grande pecado de Neymar é jogar no Santos e não no Corinthians, São Paulo, Flamengo ou Atlético. No jogo Brasil x Chile, Neymar fez um gol e deu assistência para outro e foi chamado de pipoqueiro, enquanto que Ronaldinho Gaucho, que mal pegou na bola passou ileso as criticas da torcida.

A torcida brasileira está deteriorando o principal jogador da Seleção Brasileira, qual o espírito de um jogador que entra em campo sabendo que não vai poder errar um passe que prontamente já será esculhambado pela sua própria torcida? É um comportamento ridículo!

Mas o fato é que o Brasil já tem um culpado pelo fracasso na Copa do Mundo de 2014 e o nome dele é o Neymar. Espero que o mais rápido possível, Neymar vá jogar no futebol europeu, porque o brasileiro não merece ter o seu futebol por aqui e só vão valorizar ele de verdade no Brasil, quando estiver arrebentando em um grande clube da Europa, ai já será tarde demais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário