sábado, 26 de fevereiro de 2011

Clássico com Rivaldo ou sem?


A principal dúvida para o clássico deste domingo entre São Paulo x Palmeiras no Morumbi é a presença ou não do meia Rivaldo entre os titulares do Tricolor. Durante a semana o técnico Paulo Cesar Carpegiane, testou duas formações uma com a presença do R10 outra com o jovem Casemiro no meio campo.

Mas o que muda e como ficaria taticamente o São Paulo com essas opções.

Com Casemiro no time o Tricolor joga em um 3-4-3 com Miranda, Alex Silva e Rodolfo na primeira linha. No segundo setor do campo com Jean, Carlinhos Paraíba, Casemiro e Juan. Na frente com Fernandinho, Lucas e Dagoberto.

Um sistema que proporciona ao São Paulo ser muito compacto pela velocidade dos homens de frente. Os três zagueiros plantados dão segurança aos alas Jean e Juan que podem apoiar com a cobertura dos zagueiros e de dois volantes rápidos.

Outro detalhe a marcação tem começado na frente com os atacantes ocupando bem os espaços. O São Paulo nesse sistema é mais rápido na roubada de bola e muito veloz nos contra ataques.

Já com Rivaldo no time algumas características precisam ser ajustadas, principalmente porque ele não tem a velocidade e nem a agilidade do Casemiro na roubada de bola.

É possível trabalhar no 3-1-3-3 com Miranda, Alex Silva e Rodolfo formando os três zagueiros, nessa formação Carlinhos Paraíba poderia ser fixado a frente dos defensores, na terceira linha três jogadores. Jean, Rivaldo e Juan, na ultima linha contando com Fernandinho, Lucas e Dagoberto.

Neste sistema Lucas e Fernandinho precisariam recompor o meio campo e Rivaldo teria a necessidade de também auxiliar na marcação. Sem a bola o São Paulo poderia sofrer um pouco, mas com a bola teria um poder ofensivo extraordinário.

Por tudo que envolve o clássico acredito que o Rivaldo começa entre os titulares e será um grande teste principalmente porque o Palmeiras está com um sistema defensivo muito firme. Porém, pela função e o desgaste que terá aposto também na entrada de Casemiro no lugar do R10 no segundo tempo. Mas podem ter certeza que será um jogão no Morumbi.

Um comentário: