terça-feira, 24 de abril de 2012

A injusta crucificação de Julio Cesar e Deola!


As eliminações de Corinthians e Palmeiras no campeonato Paulista transformaram jogadores revelados nas categorias de base dos dois clubes em vilões. No Corinthians o goleiro Julio Cesar, falhou em dois gols dos três marcados pela Ponte Preta e o jogador está sendo unicamente responsabilizado pela eliminação do time.

O que é um tremendo absurdo, afinal, futebol é um esporte coletivo e apesar das falhas que cometeu durante a decisão ele não é o único responsável pela vergonhosa eliminação do Corinthians no Estadual.

Julio Cesar falhou? Sim cometeu erros que normalmente não comete, da mesma forma que Emerson Sheik, Jorge Henrique, Danilo e Alex perderam oportunidades de fazerem mais gols que poderia definir a classificação do Timão.

E começa a velha discussão, Julio Cesar titular ou reserva? E assim não paro de ficar surpreso com a bipolaridade do torcedor brasileiro. Isso faz lembrar quando Julio Cesar, era super contestado no Corinthians.

Nesse período a diretoria contratou o goleiro Renan, após a sua chegada sempre ouvi a seguinte frase. ‘Quando o Renan entrar ele não vai sair mais e será o titular do Corinthians’, Julio Cesar se machucou e Renan, ganhou oportunidade, falhou em alguns jogos, foi crucificado pela torcida.

Estava presente no Pacaembu quando ouvi Julio Cesar, ser exaltado pelos corinthianos porque retornava ao gol Corinthians.

E a história se repete no parque São Jorge, a cabeça de Julio Cesar foi pedida e agora o técnico Tite, analisa a situação. Não tenho dúvida que Julio Cesar é o melhor goleiro do Corinthians, fez um bom campeonato Brasileiro em 2011 e merece muito crédito da comissão técnica e penso que deixar Julio Cesar, neste momento no banco de reservas por falhas em uma partida, mais atrapalha do que ajuda o grupo.

Situação idêntica vive o goleiro Deola no Palmeiras, que tem um fardo pesado para carregar, substituir o ídolo Marcos no gol, uma tarefa complicada e que fica ainda mais difícil quando não recebe o apoio do seu torcedor.

Evidentemente que Deola, falhou nos gols sofridos no último domingo em Campinas, mas não pode ser crucificado pela eliminação no Estadual. Na Copa do Brasil de 2011, por exemplo, na partida diante do Coritiba no Couto Pereira, o Palmeiras perdeu por 6x0 e quem estava no gol era o experiente Marcos, que falhou em alguns gols sofridos naquele jogo e nem por isso foi esculhambado desta forma pelo torcedor.

Palmeirense reclama tanto que o técnico Felipão, não valoriza a base e quando ele oferece oportunidade para um jogador identificado com o clube, de ser o substituto de um grande ídolo o torcedor transforma algumas falhas em terrorismo.

Entre todos os goleiros que treinam neste momento no Palmeiras, Deola é o jogador com mais condição técnica e experiência para ser o titular da equipe. Mas é preciso também um pouco de paciência, não se podem jogar os mais de 100 jogos que ele tem com a camisa do Palmeiras na lata do lixo por conta de uma partida.

Em relação a contratar novo goleiro que torcedores de Corinthians e Palmeiras pedem, em minha opinião não é o momento, acredito que tanto Julio Cesar, como Deola ainda podem representar muito bem as duas torcidas.

E no mercado não existem goleiros muito melhores que Julio Cesar e Deola, a safra de novos goleiros não é das melhores e nem mesmo a Seleção Brasileira hoje existe a segurança de quem será o titular da próxima Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário