quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Brasileirão – Cada macaco em seu galho

Por - Fábio Sinegaglia

No próximo final de semana os times do Estado de São Paulo enceram as suas participações no primeiro turno do Campeonato Brasileiro desta temporada, claro que ser campeão do turno não tem valor prático nenhum, porém o final do turno pode ser um bom indício de onde cada time pode chegar. Vale lembrar que o Estado de São Paulo tem seis equipes na primeira divisão do campeonato na atual temporada, ou seja, 30% das equipes são paulistas. Essas seis equipes podem ser classificadas, em função de suas ambições em quatro classes distintas.

Na primeira classe estão Palmeiras e São Paulo, ambos os times tem reais condições de ser campeão brasileiro deste ano. Sendo o Palmeiras o campeão esse será o quinto título de sua história, caso o São Paulo seja o melhor do campeonato, isso de dará pela sexta vez, com quatro dessas conquistas consecutivas.

Ambos os times têm a obrigação de chegar na Copa Libertadores da América de 2010, vejo o Palmeiras com um pouco mais de condições do que o São Paulo para obter o título, porém faltam vinte jogos ainda e muita coisa pode acontecer, mas os jogadores do time de Parque Antártica me parecem felizes ao entrar em campo, um time que soube muito bem receber o técnico Muricy Ramalho, que logo no inicio do seu trabalho ganhou a confiança do elenco e o seu perfil são-paulino logo foi esquecido.

O mesmo aconteceu com a chegada de Ricardo Gomes no São Paulo, isso e mais a provável volta de Rogério Ceni no começo do segundo turno coloca o time tricolor na briga também.

Essa minha classificação coloca em um segundo plano o Santos e o Barueri que têm pretensões menores e creio que esses dois times terão seus lugares na Copa Sul-Americana de 2010, o Santos tem Luxemburgo como o seu principal nome, o Santos tem um histórico muito curioso neste primeiro turno dos seus 24 pontos metade foi obtido em casa e a outra metade fora de seus domínios, isso pode ajudar o Santos no segundo turno, pois é raro o fator casa ser indiferente para uma equipe.

O Barueri está em um ótimo primeiro turno, e isso lhe garantirá um vaga na Copa Sul-Amerinaca de 2010 porém algo a mais do que isso, por exemplo a classificar para a Libertadores creio ser difícil.

O Santo André seria locado no terceiro nível pois o time tem que atuar muito bem no segundo turno para não voltar a Segunda Divisão em 2010, pois o time vêm de seis partidas sem vitórias no campeonato e o time está muito na dependência dos lances de bola parada de Marcelinho Carioca.

E finalmente o Corinthians, pois para a equipe de Parque São Jorge, ficar em segundo lugar no campeonato ou na décima sexta posição é a mesma coisa, pois devido o título da Copa do Brasil, o time está classificado para a Copa Libertadores de 2010 e qualquer uma das posições citadas, não dá o título para o Corinthians e lhe garante na série A em 2010.

O que começa a preocupar no Corinthians é a postura de alguns dos seus dirigentes que fazem questão de deixar claro que o futebol é um negócio e que o Ronaldo no Timão não passa de uma peça de marketing, creio isso ser perigoso, pois no ano de 2010 o time completará o seu centenário e a Fiel torcida irá cobrar de seus dirigentes motivos para a festa de seu centenário.

Acho que os quatro classificados para a Copa Libertadores da América em 2010, serão: Atlético, Inter, Palmeiras e São Paulo, coloquei os quatro times em ordem alfabética pois essa é a única forma que posso classificá-los.

sinegaglia@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário