quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Campeonato Brasileiro –Três partes, um calendário e um buraco à vista

Por - Fábio Sinegaglia

No mês de agosto todos os olhos do campeonato brasileiro estão voltados para fora de campo, na verdade para fora do Brasil, pois a tal janela, na qual os jogadores têm a última oportunidade de deixar seus clubes está mexendo com a forma de agir das equipes com medo de uma evasão que pode ser causada devido à força do Euro e do Dollar em relação ao Real. Essa janela no meio do Campeonato Brasileiro trás a discussão a respeito da necessidade de se mudar o calendário do futebol brasileiro.

Na verdade o Brasil, por meio da CBF, tem que mudar o calendário urgentemente, pois o Campeonato Brasileiro atualmente se divide em três partes distintas, são elas: a primeira quando os times estão preocupados com o Brasileiro e ao mesmo tempo com a Libertadores e Copa do Brasil. A segunda é a fase que estamos vivendo até o final deste mês, a fase da janela, que vai até o fim de agosto, quando a preocupação é com as mudanças nos times e a parte final que é depois da janela, que ai sim é a hora da verdade.

Com relação à janela, Palmeiras e Corinthians, tiveram posturas completamente distintas, o time alve-verde garante que existe um pacto entre os patrocinadores e a diretoria para manter os atletas até o término da temporada. Já o time alve-negro perdeu seus principais jogadores, vendidos para o exterior, e se não bastasse isso Ronaldo, principal nome do elenco está fora de combate, mesmo com todas essas baixas o time corintiano continua bem posicionado no campeonato nacional.

A mudança do calendário do futebol brasileiro deveria ter como principal ponto o período de realização do Campeonato Brasileiro, que deveria ter inicio no meio de Agosto e seu termino em Março do ano seguinte. Assim sobraria o trimestre (Abril, Maio e Junho) para os Campeonatos regionais e Julho o mês das férias. Assim seria possível, na primeira quinzena de Agosto, os clubes brasileiros realizarem viagens ao exterior para fazer o final da pré temporada, ganhar um bom dinheiro e fama internacional.

Porém, é inegável que a organização do futebol brasileiro melhorou no último ano, pois deste 2003 o regulamento do campeonato nacional é o mesmo, e não é a bagunça que foi no período entre 1971 a 2002, onde em praticamente todos os anos o regulamento era mudado para atender interesses de times grandes que colocava em campo o seu poder fora do gramado para recuperar as besteiras realizadas dentro de campo.

Certamente que não fosse a mudança no regulamento para pontos corridos em 2003, Palmeiras, Botafogo, Corinthians, entre outros não teriam atuado na Série B e voltado dignamente para a Série A, estariam na Série A devido às “canetadas”, o que nos anos 90 aconteceu com Grêmio e Fluminense.

Ou seja, estamos melhorando aos poucos, mas tenho medo que o legado da Copa do Mundo de 2014 seja um passo enorme para o passado, para o retrocesso, pois um provável buraco financeiro no futebol brasileiro está começando, tudo isso em nome dos caprichos e desejos pessoais de meia dúzia de inconseqüentes, que em 2014 nem no poder vão estar, faltam cinco anos para a  Copa no Brasil e ainda dá tempo de terceirizar o mundial para a Argentina.

sinegaglia@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário