sexta-feira, 21 de agosto de 2009

“ O Campeão Voltou ” !


Por - Fábio Sinegaglia

Todas as atuais discussões que permeiam o Campeonato Brasileiro, desta temporada, neste inicio do Segundo Turno tem como ponto principal da frase cantata pela torcida do São Paulo: “O Campeão Voltou”. Muito provavelmente o campeão voltará a ser campeão, até porque, neste campeonato dos vinte times que estão na disputa, treze já foram campeão Brasileiro, pelo menos uma vez, portanto a probabilidade de que um campeão volte é 65%.

Mas é claro que o que é colocado em questão pela torcida do São Paulo é o fato do time do Morumbi voltar a ser campeão depois de um inicio pífio de competição, o mau começo do São Paulo se deve ao fato do mal relacionamento entre o elenco e o ex-treinador do time Muricy Ramalho, com a demissão de Muricy o time tricolor se motivou, e reverteu a situação, e a volta do goleiro e capitão Rogério Ceni deve estimular muito o time a brigar pelo título, ou por uma vaga na Libertadores de 2010.
Neste meio de competição temos mais uma vez o Brasileirão muito equilibrado e cheio de possibilidades, tanto na briga pelo título, como na disputa por uma vaga na Taça Libertadores, e também na parte inferior da tabela para evitar a queda para a Segunda Divisão, essa disputa e interesse mostra que a fórmula do Campeonato Brasileiro, o turno e returno, implantado em 2003 é a maneira correta de se definir o campeão, podemos discutir a respeito da emoção do campeonato, mais quanto a justiça na definição do campeão é incontestável.

O que ainda é lamentável no futebol brasileiro é a falta de profissionalismo por parte dos árbitros e de seus auxiliares, essa semana foi um show de horrores para a dignidade e o futuro da função de arbitro no Brasil, pois a justiça arquivou o processo da Máfia do Apito, que mudou a história do Campeonato Brasileiro de 2005. Esse arquivamento é mais uma manobra nojenta que tange a nossa vida como brasileiros honestos e trabalhadores, pois mais uma vez quem erra e trapaceia não é punido, infelizmente isso não é novidade no Brasil.

E para “colaborar” com a arbitragem brasileira, nesta semana tivemos os senhores Péricles Bassols Cortez e Wagner Tardelli respectivamente árbitros de Palmeiras x Coritiba e Internacional x Corinthians, que simplesmente mudaram a história e o resultados de seus jogos, erros estúpidos, que determinaram as vitórias do Coritiba e do Corinthians.

Mas voltando para dentro de campo teremos deste final de Agosto até o começo de Dezembro dezoito rodadas com muitas emoções, um campeonato que deve conhecer o seu campeão apenas nas duas últimas rodadas e certamente a definição dos classificados para a Libertadores e os rebaixados para a Segunda Divisão apenas na última rodada.
Portanto se “ O Campeão Voltará ” ou não, só daqui 18 rodadas, e a dúvida continua: Qual dos treze campeões voltará, ou teremos um novo campeão.

Novo diria saudoso Luiz Fernado Bindi “O futebol é uma caixinha de surpresa” e o nosso multi-capilar Mauro Alexandre Beting complementaria “ No futebol tudo pode acontecer, o campeão será aquele que tiver mais pontos ao final da competição”.

sinegaglia@uol.com.br

Um comentário:

  1. É parece que o São Paulo voltou a disputar o titulo mesmo. Acho que a briga vai ficar entre São Paulo e Palmeiras mesmoo.. E em relação a justiça ter arquivado o processo, eu tb acho ridiculo isso, mais o que ja era esperado, ainda mais aquii no Brasil né .. Uma vergonhaa infelizmente.

    ResponderExcluir