quinta-feira, 3 de maio de 2012

A exagerada choradeira do Corinthians na Libertadores!


O Corinthians iniciou as oitavas de final da Copa Libertadores da América atuando diante do Emelec no Equador. E o primeiro objetivo traçado pelo professor Tite foi conquistado, a equipe não sofreu gols, mas também não teve competência para agredir com qualidade o adversário para assim construir uma vantagem visando o jogo de volta no Pacaembu.

Era nítido que o Timão entrou em campo apenas para se defender e dentro do seu propósito de jogo teve sucesso. A equipe conseguiu neutralizar a principal jogada do Emelec, a bola alçada dentro da grande área e penso até que o Corinthians poderia ter sido um pouco mais usado, mas respeito à ideia de levar decisão para um Pacaembu lotado de Corinthianos.

Porém, o destaque deste primeiro confronto entre Corinthians x Emelec foi a exagerada choradeira do Corinthians após a partida. Evidentemente que o arbitro colombiano Jose Buitrago, não teve uma atuação primorosa na condução do jogo, ele inverteu algumas faltas e se deixou levar pela pressão dos equatorianos no estádio durante a partida.

No entanto, em nenhum lance o Corinthians pode alegar que o arbitro influenciou diretamente no resultado da partida. Não aconteceu nenhum lance de pênalti favorável ao Corinthians que ele não marcou, nem beneficiou o Emelec com pênalti que não foi e também não anulou gol do Timão regular e não validou gol do Emelec irregular.

Nenhum desses lances que interferem diretamente no resultado de uma partida aconteceram, o que o arbitro fez foi inverter algumas faltas, além disso, teve muito mais paciência com as reclamações dos jogadores do Emelec.

Nenhuma novidade em se tratando de Copa Libertadores América, quem está acostumado a jogar essa competição sabe que fora de casa normalmente a pressão acaba funcionando e alguns árbitros acabam beneficiando o time da casa.

Mas o que espanta é o Corinthians ter transformado o jogo que era até tranquilo em uma guerra. Jogadores extremamente exaltados, sem a menor necessidade e entrando em um pilha que era tudo que o Emelec queria para desestabilizar o Corinthians.

Fiquei com muita vergonha alheia do circo armado pelo Corinthians no Equador após o jogo, que chorou descontroladamente por muito pouco. Imaginem se o arbitro tivesse cometido os mesmos erros de Ubaldo Aquino, em La Bombonera pela Libertadores, quando marcou um pênalti que não foi para o Boca e ainda deixou de marcar uma penalidade clara para o Palmeiras?

Pelo chilique de ontem, talvez o Corinthians até abandonasse a competição. Não estou dizendo que o Corinthians não tem o direito de reclamar, mas da forma que foi parece que o arbitro tirou a vitoria do Corinthians e deu para o Emelec, o que não aconteceu.

Ao invés desta transferência de responsabilidade para arbitragem, os dirigentes deveriam anunciar uma punição ao atacante Jorge Henrique, que foi justamente expulso e deixou o time na mão. Primeiro cartão amarelo por reclamação bem aplicado e o segundo cartão por uma falta desnecessária.

Sobre a reclamação de não poder treinar no estádio do Emelec, outra atitude descabida dos corinthianos. Afinal, o dono do estádio tem o direito de deixar entrar na casa dele quem quiser e não cabe ao adversário impor essa situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário