segunda-feira, 19 de maio de 2014

A volta de Diego Lugano é um erro que o São Paulo não deve cometer

Não existe dúvida da importância de Diego Lugano na história do São Paulo. O uruguaio que chegou ao Morumbi cercado de desconfiança ganhou dentro do campo o status de ídolo do clube. Lugano nunca foi um zagueiro brilhante tecnicamente, mas compensava com a sua raça demonstrada em campo, sempre foi um líder dentro das quatro linhas, contava com o respeito dos adversários e taticamente sempre teve uma leitura de jogo perfeita.

Lugano participou da campanha vitoriosa de 2005, quando pela terceira vez o Tricolor conquistava o Mundo. O uruguaio deixou o São Paulo em 2006, com o apelido de ‘Dios’, tamanha é a paixão que o torcedor do São Paulo tem por ele.

No Fenerbahçe, Lugano repetiu o sucesso obtido no Brasil e também deixou o clube turco muito respeitado pela torcida. Já no Paris Saint-Germain, foi notório a queda de rendimento do zagueiro e isso refletia também na Seleção do Uruguai.

Lugano não conseguiu jogar no PSG, devido o alto nível técnico do time, principalmente após a chegada do brasileiro Thiago Silva, um dos melhores zagueiros do mundo. Sem espaço, o uruguaio seguiu para o futebol inglês, em um clube com poucas possibilidades de conquista o West Bromwich, e mesmo num time tecnicamente de nível inferior ao PSG, Lugano não conseguia mais uma vez jogar, só atuou em 11 partidas na temporada.

E o West Bromwich que terminou na 17ª colocação da Premier League, anunciou recentemente a dispensa de Diego Lugano, o seu contrato foi rescindido.

Evidentemente que essa notícia causou euforia no torcedor do São Paulo, seria a chance para o clube repatriar um ídolo, justamente no momento que o técnico Muricy Ramalho, tem repetido em suas entrevistas que precisa contratar um zagueiro.

No entanto, não é algo simples e por dois fatores que pesam consideravelmente. Primeiro é a questão financeira, o São Paulo dificilmente pagaria o nível atual de salário de Lugano e o outro aspecto é técnico.

Quando Diego Lugano brilhou no São Paulo em 2005, ele atuava em uma linha de três zagueiros, a sua frente jogavam Mineiro e Josué, volantes que ofereciam aos zagueiros muita proteção, além da alta qualidade de todo o time. Hoje o São Paulo joga com dois zagueiros e com volantes que enfrentam muitos problemas para encaixar a marcação, na maioria das vezes os zagueiros ficam completamente expostos.

Lugano está nove anos mais velho, muito mais lento do que era e tecnicamente não está bem. Além de tudo isso, entraria em um time que não oferece segurança nenhuma para um zagueiro. É claro que tem tudo para não dar certo.

Seria um erro tremendo o São Paulo repatriar Diego Lugano, a única coisa que poderia acontecer seria perder toda essa idolatria que tem, após uma sequencia de resultados negativos.

E isso acontece muito no futebol, o próprio Muricy Ramalho já sofreu dentro do São Paulo. Depois de conquistar três brasileiros, Muricy foi rotulado de técnico que não ganhava Libertadores, deixou o clube, foi campeão da competição continental no Santos e voltou como salvador da pátria em 2013.

Lugano já ofereceu a sua contribuição para a história do São Paulo e claro que precisa ser reconhecido por isso, mas o clube tem que olhar pra frente, buscar um zagueiro de nível técnico melhor e que pode ter um futuro mais promissor dentro do time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário