quinta-feira, 8 de maio de 2014

Tite será procurado pelo Palmeiras, mas Luxemburgo é o preferido

Após a demissão de Gilson Kleina, o Palmeiras está em busca de um novo técnico para comandar o Verdão. Aliás, a demissão do Kleina foi decidida em uma reunião que aconteceu na última segunda-feira, contando com a presença do presidente Paulo Nobre e todos os vices.

Alguns nomes estão na mesa e já contam com aprovações e rejeições dos pares do presidente. Na lista de Paulo Nobre constam os nomes de Tite, Ney Franco, Dunga, Doriva, Dorival Junior, Jorginho e Vanderlei Luxemburgo, o favorito para assumir o posto.

É a primeira vez que a gestão Nobre vai para o mercado em busca de um técnico e ele tem ouvido muitas opiniões, principalmente de seus aliados políticos que garantem a sua governabilidade dentro do clube.

O Palmeiras vai procurar Tite, mesmo sabendo que o técnico tem muito mercado, tanto no Brasil como no exterior, pela sua trajetória vitoriosa dirigindo o Corinthians. Essa posição é defendida por um dos vices de Paulo Nobre, que tem afirmado que o clube deve pelo menos tentar.

Ney Franco também está na lista, mas o seu nome já ganhou rejeição por dois aspectos. O primeiro pelo vínculo atual com o Vitória, o Palmeiras teria que arcar com esse custo. O segundo ponto negativo é a relação ruim que o treinador tem com o zagueiro Lucio, aliados de Nobre alegam que não é o momento de contratar um treinador que já terá problema com um dos principais jogadores do time.

Os nomes de Dorival Junior, Doriva, Dunga e Jorginho foram também sugeridos ao presidente. Porém, a cúpula palmeirense entende que são técnicos que não mudariam a realidade atual do Palmeiras, apesar de já terem realizado bons trabalho, o time necessitaria de um treinador com mais experiência.

O nome mais forte para ser o técnico do Palmeiras é o de Vanderlei Luxemburgo, o treinador já ganhou o apoio de dois vices de Nobre, alguns membros do COF (Conselho de Orientação Fiscal) defendem com veemência a volta do treinador. Até mesmo pessoas que estiveram com Paulo Nobre, na gestão Afonso Della Monica, trabalham nos bastidores pelo seu retorno ao clube.

De acordo com pessoas próximas ao presidente, a presença de José Carlos Brunoro no comando do futebol facilitaria muito. Brunoro tem ascendência a Luxemburgo, já teria aquela intimidade profissional que beneficiaria o trabalho no departamento de futebol, um já sabe como o outro pensa.

Em relação a um problema de relacionamento de Luxemburgo com Valdivia, uma pessoa que tem bom relacionamento com os dois garante que a situação já foi superada e que até se coloca a disposição para promover a reconciliação entre eles.

Outro aspecto positivo é a informação que o Palmeiras recebeu, Luxemburgo aceitaria contrato com um salário base, mais ganhos por metas atingidas, nos mesmos moldes de Gilson Kleina. E a comissão técnica montada, não seria enorme contendo muitos profissionais indicados pelo treinador, ela poderia ser dividida, com Luxemburgo indicando um preparador físico e dois auxiliares, o restante da comissão formada já por profissionais que são funcionários do cube.

É claro que o futebol é dinâmico e tudo muda de uma forma muito rápida, mas devido a todo o quadro que envolve a busca do Palmeiras por um técnico acredito na volta de Vanderlei Luxemburgo ao posto. Dentro e fora do clube o clima é muito favorável para isso, hoje a rejeição é pequena e até mesmo alguns que na base política eram contra em dezembro, já são favoráveis e do lado externo não é diferente, até mesmo, nas redes sociais que é um termômetro considerável é possível notar que o torcedor torce pelo seu retorno.

Evidente que recentemente Luxemburgo não realizou bons trabalhos, como também é uma realidade que faz tempo que o Palmeiras não honra suas tradições de clube gigante que é. Penso que seria um bom casamento, de um técnico que viria super motivado, apenas focado no futebol e com gana de mostrar que ainda pode fazer a diferença como treinador.

E do outro lado um Palmeiras, que tem hoje tem um elenco desacreditado que pode ter em Luxemburgo, um treinador que ajudaria o clube a sair desta situação incomoda. Luxemburgo sempre foi um técnico que assume a responsabilidade para ele, tirando assim o peso que existe em cima dos jogadores, e ainda tem sim prestigio para trazer alguns bons jogadores dentro desta nova filosofia financeira implantada por Paulo Nobre.

Nunca o ambiente esteve tão favorável para um novo casamento de Luxemburgo com o Palmeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário