quinta-feira, 1 de maio de 2014

Mulher não é instituição de caridade

A amizade entre o homem e a mulher ainda hoje é cercada de desconfiança, principalmente pelo que pode existir por trás de uma aproximação entre eles e elas. Evidentemente que se pode acontecer sim uma amizade muito verdadeira, sem nenhum interesse de segundas intenções, aliás, conheço vários casos, mas é fato que muitas mulheres e também muitos homens, acreditam que a amizade pode ser um bom começo para tentar um relacionamento com aquela pessoa que desperta interesse sentimental.

É claro que muitos relacionamentos já nasceram de boas amizades, a afinidade acaba se tornando tão grande que o amor surge, transformando até então a amizade em uma profunda paixão. Porém, em muitos casos pode não ocorrer um final tão feliz assim, já vi muitas amizades se destruírem porque um não conseguiu corresponder a expectativa da outra pessoa.

É o caso de Fernando e Juliana, dois estudantes de direito que na faculdade eram da mesma sala, colegas de turma e começaram a construir uma amizade. No entanto, existia uma diferença importante na relação, enquanto Fernando passou a admira - lá, mais do que uma simples amiga, Juliana só observava o seu colega de classe, como mais um amigo, sem nenhum interesse, além disso.
Após um ano, que os dois já estavam amigos, o sentimento de Fernando por Juliana cresceu, aquela paixão foi ganhando força e acabou sendo inevitáveis algumas precipitações, daquelas de pessoas apaixonadas que pensam muito mais com o coração do que propriamente com a razão.

Então Fernando, começou a convidar Juliana para sair, apenas os dois, fora do ambiente da faculdade. No entanto, nas três oportunidades que veio o convite, as respostas sempre foram às mesmas, aquelas que a mulher sempre encontra quando não quer sair com uma pessoa que não tem interesse e que ela já tem a noção que do outro lado existe um sentimento que não poderia corresponder.

Depois destes episódios, Juliana começou a evitar a presença de Fernando, ignorando suas mensagens, não queria alimentar ainda mais algo. Mas quando a pessoa está apaixonada não tem muito bom senso e foi quando Fernando, em um ato de desespero pela saudade e porque estava completamente apaixonado se declarou a Juliana, disse que a amava que não conseguia viver sem ela e evidentemente não foi uma boa ideia.

Juliana então foi sincera, disse que entendia e respeitava o sentimento dele, mas que não poderia corresponder, pois só tinha carinho de amizade nada mais, além disso. Fernando sofreu muito e Juliana se afastou ainda mais. Os dois passaram a conversar muito esporadicamente, apenas quando tinha a necessidade mesmo, a amizade que construíram foi completamente perdida, aquela cumplicidade de um contar com o outro se perdeu completamente.

Após um período, Fernando acabou deixando pra lá, quase que se conformando, mas o quase para quem é apaixonado não é o suficiente. E de uma forma insana Fernando comprou um presente para Juliana por conta do seu aniversário, entrou em contato com ela dizendo que queria entregar um presente, ela aparentemente não teve nada contra. Pelo contrario, até se animou e ficou curiosa. Foi difícil para Fernando entregar a ela, e logicamente ele nunca deveria ter feito isso. Quando entregou o presente e ela sorriu, todo aquele entusiasmo e expectativas voltaram a crescer em seu coração, até porque, Juliana agradeceu com sorrisos e disse que iria telefonar depois pra contar o que achou e claro que esse telefonema jamais aconteceu.

Fernando teve uma surpresa, quando se encontraram na Faculdade, Juliana depois de ter pensando melhor resolveu devolver o presente aberto, alegando que não poderia aceitar, não tinha nada a ver, porém também disse ter adorado o gesto e ficaria com aquele cartão da mensagem, que ela gostou tanto.

É as poucas esperanças de Fernando, em ter algo amoroso com Juliana caíram por terra, no entanto, ele ainda queria contato com Juliana, tentar uma amizade. Ledo engano, ele até tentou entrar em contato com ela para tentar pelo menos retomar uma amizade, mas sem nenhum tipo de sucesso. Juliana argumentou que não queria nenhuma relação profunda com Fernando, e que o tratava de uma maneira fria porque não queria dar falsas esperanças, mas que topava ao menos serem colegas.

Fernando topou na hora, afinal, quem está apaixonado se sujeita a qualquer tipo de coisa para ter contato com a pessoa amada, mas é claro que também não deu certo. Juliana começou a se interessar por outra pessoa e não queria alguém ali que poderia atrapalhar o seu relacionamento, a paixão ela é meio egoísta, com receio e para evitar que algo desse errado no seu namoro, ela procurou Fernando, disse que sentia muito pelo que ele estava passando, mas pediu para não entrar em contato mais com ela e acabou bloqueando Fernando de suas redes sociais, sem ter mais nenhum tipo de contato, nem mesmo na faculdade, um não falava mais com o outro, destruindo assim uma amizade, pelo fato de ter nascido um sentimento não correspondido.

Mulher não é uma instituição de caridade sentimental, por mais que a garota seja legal, ela não vai ficar com você, simplesmente porque está sofrendo por uma paixão por ela, isso não existe. Fernando se comportou como um pobre coitado carente o que nenhuma mulher gosta.

Presenteá-la, foi uma péssima idéia que Fernando teve, é a pior forma de bajulação que existe. É como se ele estivesse dizendo "Juliana, estou tão desesperado que faço qualquer coisa para ter você. Se me ajoelhar no chão e me declarar a você não basta posso fazer mais que isso".

Quando não existe o sentimento, nada vai poder mudar o quadro, por mais legal, prestativo que a pessoa seja e isso vale ao homem e também para a mulher. Amor não se implora, ele surge naturalmente. Mas na vida, nada acontece por um simples acaso, em alguns momentos ocorrem devidas situações, até algo aparentemente ruim, no entanto no final proporciona que você conheça alguém que jamais pensaria que fosse conhecer na vida e nesse encontro surge a afinidade, nascendo ali um sentimento, não é muito lógico.

E já diria Nelson Rodrigues, “Não é possível amar e ser feliz ao mesmo tempo”, ele tinha lá a sua razão.

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário