terça-feira, 16 de junho de 2009

Com Dunga no comando Brasil apenas participará da Copa do Mundo

Com os últimos resultados conquistados nas eliminatórias, a seleção brasileira praticamente carimbou seu passaporte para disputar mais uma Copa do Mundo. Porém, a reflexão que precisa ser feita neste momento é em que condições o Brasil chega para jogar a competição. Será uma seleção que vai apenas participar da Copa do Mundo ou também vai brigar pelo título? Evidentemente que muitos não vão compreender esse comentário, afinal os mais apaixonados garantem que a seleção brasileira sempre entra em uma disputa para brigar pelo título e não apenas para participar.

Sem dúvida o Brasil conta com os melhores jogadores do mundo, tanto nos clubes brasileiros como no exterior, a safra de atletas do Brasil que se destacam é excelente e se fosse apenas depender dos talentos individuais, não teria dúvida que o Brasil atropelaria na Copa do Mundo. No entanto, a individualidade dos nossos atletas não basta para que a seleção jogue bem e conquiste os títulos, será necessário a presença de um técnico experiente, que saiba muito bem escalar um time equilibrado e que imponha respeito dentro de campo.

É claro que esse treinador não é o Dunga, e dizer que o Brasil melhorou sob o seu comando, isso é algo que ainda não consegui entender. O que melhorou? O meio campo da seleção é horroroso, atuando com três volantes e sem a presença de um jogador que organize o jogo, continuamos tendo que agüentar o Gilberto Silva, que rouba a bola e toca de lado, ou para o Lúcio dar um chutão.

Com todo o respeito aos fãs de Felipe Melo, ele não passa de outro volante burocrata, assim a armação das jogadas estoura sempre no Kaka, que não tem como característica ser um organizador do meio campo. No ataque o Brasil conta com o firuleiro Robinho, muito mais preocupado em jogar para ele do que para o time e mesmo não atuando bem nas últimas partidas tem lugar cativo na seleção.

Além disso, o técnico Dunga não oferece para o time brasileiro uma alternativa tática e na Copa do Mundo os adversários não serão tão frágeis como Uruguai, Peru, Equador ou Venezuela. O Brasil enfrentará seleções muito melhores preparadas e com o Dunga no comando, o Brasil apenas participará da Copa do Mundo da África em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário