quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Super Clássico


Por - Fábio Sinegaglia


Na noite de sábado estarão em campo duas seleções representando o que existe de melhor no futebol mundial, em Rosário, Argentina e Brasil, além de brigar por uma vaga para o Mundial da África em 2010, escreveram mais um capitulo de uma história quase centenária, pois em quase 95 anos Brasil e Argentina fizeram jogos maravilhosos, que estão vivos na memória do torcedor.

O primeiro confronto entre essas duas Seleções ocorreu no dia 20 de Setembro de 1914, e a maior característica desses confrontos é o equilíbrio, pois em 92 partidas o Brasil venceu 36 e perdeu 33, e o que mais impressiona no atributo igualdade é que nestes 92 jogos o Brasil sofreu um gol a mais do que marcou, ou seja, marcou 145 e sofreu 146.

Além da rivalidade entre as Seleções, temos a eterna provocação dos argentinos a respeito de Maradona ser melhor do que Pelé. Dizer que Maradona é melhor do que Pelé é um grande exagero, Pelé foi o rei o futebol (o maior de todos), o título de príncipe para o Diego Maradona está muito bom, porém esse título para Diego Maradona serve apenas para as coisas que ele construiu dentro das quatro linhas que delimitam o campo de jogo, pois como treinador o argentino tem muito a fazer e apresentar.

No sábado teremos um encontro curioso entre os dois treinadores, Dunga e Maradona têm vidas semelhantes como técnicos, para simplificar, ambos ainda têm muitas coisas para demonstrar como treinador, se bem que o Dunga vêm sendo uma agradável surpresa no comando da Seleção Brasileira e acho que o Diego ainda não mostrou a que veio.

Colocada para fora todas as coisas da história e das provocações a respeito de Brasil e Argentina, temos no sábado um confronto de fundamental importância para as duas equipes, principalmente para os argentinos, que podem terminar essa rodada das eliminatórias em uma situação extremamente complicada, pois os argentinos estão atualmente na quarta posição na disputa sul-americana para a Copa do Mundo de 2010, e com dois revezes nesta rodada das eliminatórias (contra o Brasil em casa e contra o Paraguai fora) a Argentina pode ter a sua classificação para a Copa completamente complicada, já o Brasil líder das eliminatórias sul-americana só está na espera da data e do local para carimbar o seu passaporte para a África, continuando a escrita brasileira de ser a única nação a estar em todas as Copas do Mundo deste 1930.

Certamente teremos um grande jogo de futebol no sábado, a única coisa lamentável desta partida é o dia e a horário dela, pois a pressão da televisão joga este clássico do futebol mundial para um sábado às 22 horas, ou melhor, para sábado depois da novela da Globo. Até quando a Televisão vai determinar os caminhos do futebol? Certamente esse interesse da televisão vai acabar no dia que o torcedor perder a paciência nos esses horários malucos.

O produto futebol vale comercialmente muita coisa, porém a televisão está desvalorizando as coisas deste esporte, e no dia que o produto futebol não valer nada a televisão será a primeira a dar um chute no futebol e deixar todo o trabalho de reestruturação para os clubes e para as confederações nacionais. Só tem um detalhe: os Caminhos do futebol serão eternos e Caminhos das Índias terminam semana que vêm.

sinegaglia@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário