quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Pontos Corridos ou Pontos Parados

Por - Fábio Sinegaglia

O Campeonato Brasileiro de futebol criado em 1971 passou 32 anos até criar uma forma de disputa que permanecesse fixa por várias temporadas, isso ocorreu a partir de 2003 quando se estabeleceu à disputa por meio dos pontos corridos, e essa fórmula está sendo aplicada pela sétima vez consecutiva em nosso futebol, algo inédito até então, pois no período entre 1971 a 2002 muito se mudou na maneira de se disputar o principal campeonato do futebol nacional.

Mas a questão que impera nesta temporada é se o campeão será conhecido por meio dos pontos corridos ou por pontos parados. Pois é impressionante como o atual líder do campeonato, o Palmeiras, e o ex-vice - São Paulo, estão inoperantes nesta competição, ou seja, estão parados na pontuação da competição.

O time alve-verde de Parque Antártica está a três partidas sem marcar nenhum ponto (e sem marcar nenhum gol), são derrotas inesperadas: para o Náutico, o Flamengo e o Santo André. Já o tricolor do Morumbi, ex-vice da competição, atual quarto colocado, nos últimos três compromissos obteve apenas um ponto, oriundo do empate contra o Coritiba. Esses revezes fizeram o time perder duas posições na tabela.

E para o futebol do Estado de São Paulo a certeza do sexto título brasileiro consecutivo virou dúvida, pois Atlético, Internacional e Flamengo estão na briga e já com reais possibilidades de quebrar a hegemonia dos times paulistas.

O atual líder Palmeiras já realizou 31 partidas na competição, ou seja, foram 93 pontos disputados, o time conquistou apenas 54, isto é, contabiliza um aproveitamento de 58%. Índice muito baixo para ser campeão se compararmos com os últimos campeões nacionais que obtiveram os seguintes índices:

(2003 – Cruzeiro – 72%), (2004 – Santos – 64%), (2005 – Corinthians – 64%), (2006 – São Paulo – 68%), (2007 – São Paulo – 68%) e (2008 – São Paulo – 66%).

O Palmeiras que atualmente é o líder do campeonato e tem essa condição garantida até o final de 31º rodada, pode atingir, no máximo, 75 pontos neste campeonato, ou seja, se o time vencer todos os jogos a partir da 32º rodada terá ao final da competição 65,7% dos pontos ganhos, índice inferior aos dos três últimos títulos do São Paulo e muito abaixo do que fez o Cruzeiro em 2003.

Portanto teremos em 2009 um Campeão brasileiro dos pontos perdidos, ou dos pontos parados, a desculpa que o campeonato está nivelado não vale, pois os times que estão na parte de baixo da tabela são ruins, tal como eram os times que estavam nesta faixa nos últimos anos.

Vivemos um campeonato fraco em 2009 sem o encanto dos últimos anos, mas que isso não se torne motivo para outra mudança na fórmula da competição, a emoção está nos times e não na maneira em que o campeonato é disputado, pelo menos nos pontos corridos (ou pontos parados) o campeão recebe o título por mérito, ou por demérito dos adversários.

sinegaglia@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário