sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Sediar olimpíada ou formar atleta – O que é mais importante?


O Comitê Olímpico internacional anunciou na tarde desta sexta-feira, 2, o Brasil como País sede da Olimpíada de 2016. Festa para os brasileiros, principalmente na cidade do Rio de Janeiro, palco escolhido para sediar os jogos, afinal pela primeira vez, o Brasil tem a oportunidade de organizar o evento olímpico mais importante do mundo.

Evidentemente que os políticos envolvidos e até mesmo os torcedores brasileiros estão entusiasmados por este momento nobre. No entanto, vale destacar que atualmente o Brasil não tem um projeto olímpico. Não só por conta da estrutura para receber os jogos que ainda não existe, mas principalmente pela falta de uma política de massificação do esporte.

Temos exemplos muito claros, como o péssimo resultado obtido pelo Brasil nos jogos olímpicos de Pequim. É importante para um país receber uma olimpíada? É claro que sim. De cara, o BNDS deve deixar a disposição do Brasil para organizar o evento a quantia de 11 bilhões de reais e com esse investimento o Rio de Janeiro vai contar com muitos equipamentos esportivos que a cidade carece.

Mas vale lembrar, que para realização dos jogos Pan-Americanos no Rio, foi feito um investimento de mais de 4 bilhões de reais. E o que observamos na ocasião foi uma irresponsabilidade tremenda com o dinheiro público. Sem contar que os equipamentos montados se encontram sucateados, como a pista de atletismo do Engenhão.

Sem dúvida, seria muito mais saudável para o Brasil, transformar todo esse investimento aplicado para que o país receba a olimpíada em 2016, na construção de centros de excelência com o objetivo de formar atleta. Só com os 11 bilhões que o BNDS deve investir, poderíamos passar por uma reestruturação esportiva no país inteiro.

Teríamos condições de construir em todas as cidades brasileiras os mais modernos equipamentos esportivos. Desta forma, acabaríamos de vez com o sofrimento dos nossos atletas que não recebem nenhum tipo de apoio durante a preparação para uma olimpíada. E talvez em 2016, já teríamos um bom reflexo de todo esse trabalho executado. Transformando o Brasil em um país olímpico, tendo ainda a oportunidade de brigar por diversas medalhas.

O que adianta realizarmos uma festa bonita durante um mês e continuarmos desprestigiando os nossos atletas. O Brasil precisa urgentemente de um projeto olímpico de verdade, que apóie e formem atletas. Só investir na construção de equipamentos no Rio de Janeiro, para que o Brasil receba os jogos olímpicos, sem pensar nos centros de excelência em todo o Brasil não vai mudar a realidade olímpica que o nosso país atravessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário