sábado, 22 de setembro de 2012

Arbitragem no Brasil é diferente do resto do mundo!

Por - Bruno Prado

É muito clara a diferença nos critérios de arbitragem adotados no futebol brasileiro em relação ao resto do mundo,inclusive nos outros países do nosso continente.

No Brasil é comum vermos jogos em que são marcadas mais de 50 faltas,um número absoltamente desnecessário e que atrapalha o bom andamento do jogo.Na Inglaterra por exemplo é normal que sejam marcadas menos de 20 faltas em grandes jogos.

Existe no Brasil um conceito de que o árbitro deve controlar o jogo,e para fazer isso eles param toda hora a partida,marcando faltas em qualquer contato físico.

Na semifinal da Libertadores entre Corinthians e Santos no Pacaembu,o árbitro Leandro Vuaden que tinha como marca deixar o jogo rolar,marcou mais de 50 faltas e não mostrou nenhum cartão,ou seja não era um jogo violento,mas o árbitro gaúcho fez questão de travar o jogo,pode ter facilitado o trabalho de Vuaden,mas atrapalhou muito o espetáculo.

No jogo entre Figueirense e Palmeiras foi anulado de forma polêmica um gol de falta de Marcos Assunção,o árbitro Wilton Pereira Sampaio marcou impedimento de Valdivia que estava em posição irregular e saltando a frente do goleiro Wilson.

De acordo com orientação mencionada no site da CBF aos árbitros “gestos ou movimentos que, na opinião do árbitro, engane ou distraia o adversário”. A recomendação é que se marque o impedimento, desde que o árbitro interprete dessa maneira.

Acho até que a bola de Assunção entraria de qualquer jeito,mas Valdivia só estava posicionado com a intenção de atrapalhar a visão do goleiro,por isso concordo com a anulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário