segunda-feira, 17 de setembro de 2012

IBOPE indica vitória de Celso Giglio no primeiro turno em Osasco!

O candidato Celso Giglio (PSDB), lidera as intenções de voto para prefeito de Osasco, segundo pesquisa realizada pelo Ibope entre os dias 11 e 13 de setembro, o tucano conta com 39% da preferência do eleitorado osasquense e poderia vencer a eleição já no primeiro turno.

Osvaldo Verginio (PSD) e Jorge Lapas (PT) estão tecnicamente empatados com 13% e 12% das intenções de voto, respectivamente. Delbio Teruel (PTB) vem em seguida, com 6%, enquanto Alexandre Castilho (PSOL) e Reinaldo Mota (PMN) fecham o cenário apresentando 1% das intenções cada um.

Os entrevistados que declaram a intenção de votar em branco ou nulo somam 16% e os indecisos ou que preferem não responder representam 12% do eleitorado.

Celso Giglio – PSDB -------------39%
Osvaldo Verginio – PSD --------- 13%
Jorge Lapas – PT ----------------12%
Delbio Teruel – PTB --------------6%
Alexandre Castilho – PSOL --------1%
Reinaldo Mota – PMN --------------1%
Branco/Nulo –--------------------16%
Não sabe/Não respondeu ----------12%

Em comparação com a pesquisa realizada pelo Ibope entre os dias 14 e 17 de junho, o candidato Celso Giglio (PSDB), subiu de 35% para 39%. Osvaldo Verginio do (Psd) caiu de 19% para 13%.

João Paulo Cunha, que no mês de junho era ainda quem concorria pelo PT somava 15% e Jorge Lapas, que o substitui na disputa pela Prefeitura de Osasco, não conseguiu manter esses números, caindo para 12%.

Delbio Teruel (PTB) caiu de 7% para 6%. Os candidatos Reinaldo Mota (PMN) e Alexandre Castilho (PSOL) que somavam 2%, hoje contam respectivamente com 1% da preferência do eleitorado.

Já votos brancos e nulos subiram de 12% para 16%. Não sabem ou não responderam também teve alta, de 8% para 12%.

Espontânea

Quando a pergunta de intenção de voto é feita sem a apresentação do disco com os nomes dos candidatos, Celso Giglio aparece com 31% das menções espontâneas, enquanto o petista Jorge Lapas tem 10% e Osvaldo Verginio tem 8%. Aqueles que têm intenção de votar em branco ou nulo somam 19%, enquanto 28% declaram não saber ou não respondem a respeito.

Rejeição

Os candidatos Jorge Lapas (30%) e Osvaldo Verginio (30%) apresentam os maiores índices de rejeição à prefeitura de Osasco, seguidos por Reinaldo Mota (22%), Celso Giglio (20%) e Alexandre Castilho (19%). Delbio Teruel, com 13%, é o candidato que obteve o menor número de menções de rejeição. Outros 6% dos eleitores declaram que poderiam votar em todos os candidatos, enquanto 17% preferem não responder ou declaram não saber em quem votar. Na pergunta de rejeição, o IBOPE dá aos entrevistados a opção de citar mais de um nome.

Simulação de segundo turno!

O Ibope também simulou possíveis cenários de segundo turno entre os candidatos.

A)Se a eleição para Prefeito de Osasco tiver um segundo turno,em quem o(a) sr(a) votaria se tivesse que escolher entre:

Celso Giglio -----------------------50%
Delbio Teruel------ ----------------19%
Branco/ Nulo------------------------22%
Não sabe/ Não respondeu--------------9%

B)Se a eleição para Prefeito de Osasco tiver um segundo turno, em quem o(a) sr(a) votaria se tivesse que escolher entre:

Celso Giglio------------------------48%
Osvaldo Verginio--------------------21%
Branco/ Nulo------------------------23%
Não sabe/ Não respondeu--------------9%

C)Se a eleição para Prefeito de Osasco tiver um segundo turno, em quem o(a) sr(a) votaria se tivesse que escolher entre:

Celso Giglio--------------------------52%
Jorge Lapas---------------------------20%
Branco/ Nulo--------------------------18%
Não sabe/ Não respondeu----------------9%

O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 11 e 13 de setembro, a margem de erro é de quatro pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob o protocolo Nº SP-00901/ 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário