quinta-feira, 16 de julho de 2009

Fórmula 1 – 2009 um ano diferente

Por - Fábio Sinegaglia

Muito se falou e se discutiu sobre inúmeras mudanças na Fórmula 1, de temporada passada para a atual, essas mudanças deram resultados reais nas pistas. Alguém poderia imaginar antes da primeira corrida da temporada que na metade da competição a briga do título estaria restrita a Button, Vettel e Webber, ou ainda, que a disputa pelo título de construtores estaria entre a Brawn e a Red Bull, ou ainda, alguém apostava que depois de nove corridas o número de pontos da Brawn seria o triplo da pontuação da Ferrari e oito vezes mais do que o números de pontos da McLaren. Se tiver alguma pessoa no planeta que afirmava isso, por favor, me passe os seis números da mega sena.

Já para os brasileiros as mudanças foram menores, Nelsinho continua sendo uma decepção dentro da equipe Renault, o Rubinho continua reclamando muito e realizando pouco. Aliás se reclamou muito da equipe Brawm que teria favorecido Button para prejudicar o Rubinho no GP da Alemanha, a equipe de Ross Brawn está correta, nesta altura do campeonato já passou da hora de escolher um piloto para ser o primeiro e o outro claro é o segundo piloto, e os resultados dentro das pistas construiu essa escolha:

Button é o primeiro! Já Felipe Massa está tirando leite de pedra de uma Ferrari que nasceu errada e a equipe italiana está colhendo isso durante esse ano, mas o futuro está prometendo muito para Massa, pois em 2010 a Ferrari tem tudo para voltar a ter um ótimo carro e a dupla de pilotos da Ferrari pode ser Alonso e Massa, e ai o brasileiro terá a oportunidade para provar que é um ótimo piloto e ser campeão do mundo, eu creio muito em Felipe Massa, o titulo de 2008 ficou muito perto e não foi por acaso.

Para comprovar as diferenças de 2009 para os demais anos, os números de Lewis Hamilton (campeão do mundo de 2008), nos ajuda, pois o inglês da McLaren está apenas na 11ª colocação no Mundial. Esta é a pior campanha de um campeão da F-1 desde 1997, quando o inglês Damon Hill, então detentor do título de 1996, completou as nove primeiras corridas sem subir ao pódio e teve um discreto sexto lugar como melhor colocação.

Pior que Hamilton e Damon Hill, apenas sul-africano Jody Scheckter campeão de 1979, que em 1980 não foi ao pódio e um quinto lugar foi o seu melhor resultado; e o italiano Alberto Ascari campeão de 1953, e em 1954 ficou sem pódio em quatro corridas disputadas. Ele abandonou três vezes e chegou uma vez em 21º lugar. Porém se o campeão de 2008 tivesse sido o Felipe Massa a coisa não seria muito diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário