quinta-feira, 2 de julho de 2009

A semana dos grupos

Por - Fábio Sinegaglia


Essa semana se falou muito de grupos, tudo começou com a morte de Michael Jackson, pois todos tiveram a oportunidade de rever o Jackson Five, grupo de deu origem a carreia do maior ídolo pop do século XX. O futebol não fugiu a regra, dois grupos ganharam espaços nas discussões esportivas no Brasil. O primeiro é o grupo Dunga e seus onze anões e o segundo é o Mano e seus onze Brothers.

No primeiro grupo podemos afirmar que: Agora é o Dunga, não tem mais jeito. Ele será o técnico do Brasil na Copa de 2010, na África. Eu e muitos falastrões martelamos deste 2006 contra o Dunga como técnico da Seleção. Eu partia do seguinte principio: O Dunga não é técnico! Realmente até então ele não era, mas os resultados frente à Seleção Verde-Amarela garantem o treinador na Copa do Mundo. Junto com a Copa América de 2007 a Copa das Confederações é o segundo título de Dunga como treinador, e os números de Dunga como treinador são bons: 45 partidas com 31 vitórias, 10 empates e 4 derrotas.

Junto com a conquista da Copa das Confederações no último domingo, o técnico da Seleção certamente já definiu metade dos 22 jogadores que representaram o Brasil na Copa de 2010, certamente esses nomes vão estar na Copa do Mundo do próximo ano: Júlio César, Gomes, Victor (os goleiros já estão definidos – na verdade goleiro é cargo de confiança e o Dunga confia nestes), Lúcio, Juan, Gilberto Silva, Kaká, Elano, Luiz Fabiano, Robinho e Nilmar. A grande dúvida de todos são as laterais, na verdade o Brasil ficou refém de Cafu e Roberto Carlos e agora se encontra meio perdido para substituir esses dois nomes que marcaram época na Seleção.

E na verdade os quatro laterais que Dunga vêm chamando se encontram no mesmo nível, a escolha deve ficar por conta do esquema tático escolhido pelo treinador. Para quem gosta de números e estudar as coisas do futebol, eu adoro isso, cabe lembrar que nenhum País do mundo conquistou a Copa das Confederações e na Copa do Mundo seguinte foi campeão. Cabe ao Dunga e seus onze anões quebrar essa escrita.

Já no segundo grupo “Mano e seus onze Brothers” podemos afirmar que: Mano do inferno ao céu em um ano e meio. O técnico do Corinthians tirou o time alvinegro da segunda divisão em 2008 e no primeiro semestre de 2009 colocou o time na Copa Libertadores da América de 2010 com a conquista da Copa do Brasil na última quarta-feira.

O time corintiano que nunca ganhou a Libertadores, ganha o direito de mais uma vez participar da competição, e esta disputa será especial para o clube, pois ela ocorrera exatamente no ano do centenário do time.

Na partida de quarta-feira disputada no Rio Grande do Sul, os gols de Jorge Henrique e André Santos já no primeiro tempo, mataram as esperanças do time gaúcho reverter o revés que havia levado na partida realizada em São Paulo, na qual o time alvinegro, havia vencido por 2 a 0. E a partir destes dois gols bastou ao Corinthians controlar a partida e se tornar pela terceira vez campeão da Copa do Brasil, soma se ao título de 2009, as conquistas de 1995 e 2002.

Então podemos esperar em 2010 destes dois grupos “Dunga e seus onze anões” e “Mano e seus onze Brothers” muita luta e disputa, dos comandados de Dunga o Brasil todo torcerá pelo hexacampeonato da seleção verde-amarela na Copa da África, já dos amigos do Mano, a nação alvinegra torcerá pelo inédito título da Copa Libertadores da América.

E do terceiro grupo que ganhou espaço essa semana, “Jackson Five” podemos esperar muita briga por dinheiro. Uma pena ver o fim da vida de um ídolo como foi o fim da vida do Michael.

Nenhum comentário:

Postar um comentário