sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Passaporte Carimbado

Por - Fábio Sinegaglia


Com a vitória do Brasil sobre a Argentina, por 3 a 1, no último sábado a Seleção Brasileira de Futebol confirmou a sua participação no Mundial da África do Sul em 2010, assim sendo a escrita continua: “O Brasil é o único País do Mundo a participar de todas as Copas (1930 – 2010)” totalizando 19 mundiais.

Certamente quando o assunto é Copa do Mundo o Brasil é o maior de todos. Além do recorde de títulos, temos muitos outros atributos que nos colocam em uma posição de honra e destaque. Nas 18 Copas do Mundo já realizadas o Brasil atuou em 92 partidas; venceu 64, empatou 14 e perdeu 14, em todos esses jogos marcou 201 gols e sofreu 84. Assim tem um saldo positivo de 117 gols.

Dunga e seus comandados iram para a Copa de 2010 com a responsabilidade de ampliar a vantagem brasileira em Copas do Mundo e fundamentalmente voltar do Mundial em Julho do ano que vêm com o tão esperado hexa na bagagem.

É inegável que o trabalho da dupla Dunga e Jorginho, surpreendeu a muitos, com bons resultados e conquistas fantásticas. Porém o maior desafio da dupla nestes 11 meses que nos separam da Copa do Mundo é isolar os jogadores deste favoritismo absoluto que permeia a Seleção.

Pois já vimos ótimas Seleções Brasileiras irem para Copas do Mundo e se perderem em soberba e o resultado ser negativo, para refrescar a nossa memória basta lembrar a Copa do Mundo da Alemanha em 2006, quando o título parecia certo na mente dos jogadores e da comissão técnica e o resultado foi apenas o quinto lugar.

Passada a classificação para a Copa de 2010, ocorrida em Rosário, no último sábado, a Seleção Brasileira voltou para ao Brasil e venceu o Chile, por 4 a 2, na Bahia, e após a partida contra os chilenos Dunga declarou “o jogo teria sido melhor se não fosse o árbitro, a torcida e a imprensa”.

Pois bem, o árbitro vai a campo para marcar o que ele vê e não o que o técnico acha, a torcida é a mesma que se o Brasil ganhar a Copa vai vibrar, o torcedor vive de paixão e treinador é profissional, por isso, não deve nunca responder com palavras e ofensas e sim com resultados e finalmente a imprensa aponta falhas e problemas, e infelizmente algumas vezes alguns profissionais não aceitam o confronto de idéias.

Mas pode ter certeza se o Brasil for campeão do Mundo em 2010, Dunga dirá “A arbitragem mundial vive um grande momento, o povo brasileiro é maravilhoso e a imprensa faz o papel dela”.

As eliminatórias da Copa do Mundo já está em sua fase final, faltando poucos jogos já dá para ariscar os 32 classificados para a Copa do Mundo: África do Sul, Gana, Camarões, Tunísia, Argélia, Costa do Marfin, Austrália, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Japão, Nova Zelândia, Brasil, Paraguai, Chile, Colômbia, Argentina, Holanda, Dinamarca, Suécia, Suíça, Irlanda, Eslováquia, Alemanha, Rússia, Espanha, Inglaterra, Croácia, Sérvia, Itália, Honduras, EUA e México.

sinegaglia@uol.com.br

Um comentário:

  1. Dunga faz um bom trabalho frente a seleção...
    contra números não tem argumento....

    ResponderExcluir