quinta-feira, 24 de março de 2011

C13 joga RedeTv contra a Globo e assina com procuração


Por - wellington campos

Realmente não existem limites para as Redes de TVs e o Clube dos Treze, quando se fala em renovação de contrato de transmissão dos campeonatos de 2012/14.

Enquanto nos sites oficiais dos clubes brasileiros são anunciados através de notas as renovações com a TV Globo, por períodos que variam de 3 até 5 anos, com valores não revelados por força de contrato e envolvendo todas as mídias, o C13 tratou de colocar debaixo do braço as procurações dos mesmos clubes e em nome deles assinou com a RedeTv! por 3 temporadas, apenas os direitos de transmissão em Tv aberta, tendo como garantias financeiras os valores que serão pagos pelos patrocinadores, sem a obrigação de garantias bancárias.

Durante o anúncio da assinatura do acordo em São Paulo, Dr. Fábio Koffe, presidente do C13, disse que “fazia valer o documento de procuração assinado pelos clubes chamados dissidentes, e também o Estatuto do C13, dando autonomia a ele para tal assinatura de contrato”.

Enquanto isso, Vasco da Gama, Santos e Sport Recife anunciaram assinatura de contrato com a TV Globo. O Flamengo nas próximas horas também assinará e o Atlético Paranaense, até então aliado do C13 já começou as conversas.

Os dois lados afirmam que possuem 15 clubes já fechados. Torcedores estão malucos, sem saber de que lado seu clube está e quanto vai receber nessa história toda. Os valores estão sendo mantidos em sigilo por causa de tantas ações judiciais que correm na justiça contra os clubes.

Se o valor for revelado, advogados e oficiais de justiça vão ficar esperando na boca do cofre da TV Globo para receber algum dinheiro dos seus clientes. Na verdade, “uma das poucas funções do C13 era garantir o recebimento integral dos contratos junto a TV Globo e repassar aos clubes sem valores bloqueados”, revela um presidente de clube dissidente.

O executivo do C13, Ataíde Gil Guerreiro diz que os clubes contrários ao formato de negociação da entidade receberam dele, todos os estudos que foram feitos em ligas estrangeiras para valorizar ainda mais nosso campeonato, que possui valores defasados em comparação com outros.

Dr. Fábio Koffe lembrou que em “1996 foi o papel de valorização dos direitos de TV proposto pelo C13 que fez pular de R$ 10 milhões para R$ 50 milhões, dando um salto financeiro para todos e agora o processo proposto é o mesmo”.

Os diretores da RedeTv!, presentes na entrevista coletiva na sede do C13, prometem qualidade de transmissão de última geração, inclusive em 3D, fazendo do futebol as novelas diárias em horários compatíveis com os torcedores que irão aos estádios.

Porém, a RedeTv! precisa ser captada em todos os estados do Brasil. Alguns fornecedores de TVs a cabo não contam com ela no menu de canais.
Uma Comissão do Senado já avisou que fará uma audiência pública em Brasília com Ricardo Teixeira da CBF, Fábio Koffe do C13 e as emissoras de TVs, buscando entender os acordos, as negociações, e, principalmente os valores desses contratos, também considerados baixos em comparação com outras praças.

Como esses contratos só serão executados em maio de 2012, muita coisa ainda será discutida. Só não tente encontrar o mocinho da novela. Ele não existe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário