quinta-feira, 3 de março de 2011

A volta dos "vilões"


Por - Bruno Prado

Mano Menezes convocou a seleção para o amistoso contra a Escócia. No geral gostei da lista, principalmente das voltas de Maicon, Lúcio e Elano que estavam na última Copa, Júlio César já havia retornado contra a França.

No Brasil quando se perde uma Copa do Mundo existe uma mania de transformar todo mundo em vilão.Uma mudança radical no grupo é praticamente uma exigência da mídia e torcida.

Eu discordo deste ponto de vista.Primeiro porque não considero o Brasil tão superior aos outros como muitos pensam,se fosse desta forma não teríamos perdido 14 das 19 Copas disputadas.E quando perde não quer dizer que o time era ruim, simplesmente tinham outras seleções melhores ou iguais.

Considero muito bom o time que disputou a Copa 2010,o trabalho e os títulos conquistados nos anos que antecederam o Mundial da África mostram isso,ou seja não era um time para ser descartado.

A presença de novos jogadores é natural,qualquer treinador que assumisse a seleção,inclusive Dunga,convocaria Neymar,Ganso e outros jovens talentosos,mas vejo como mais inteligente que essa mudança seja feita aos poucos,é bem mais fácil para um jovem jogador se adaptar dentro de uma base já formada e experiente.

Começar do zero é sempre mais difícil,ainda mais porque o time de Mano tem enfrentado seleções fortes e formadas,perdeu para Argentina e França e este ano tem amistosos marcados contra Holanda e Alemanha,além da Copa América na Argentina.

Por isso não vejo motivo para abrir mão de jogadores como Júlio César,Maicon,Lúcio,Elano e outros que continuam bem e tem experiência de seleção e de Copa.

Dos 23 que foram a África do Sul,11 já foram convocados por Mano e alguns outros podem voltar.Considero Luis Fabiano,Kaká(desde que esteja recuperado fisicamente),Michel Bastos(como meia atacante pelos lados) e o "vilão" Felipe Melo como jogadores convocáveis.

Falando da lista em geral gostei das convocações de Lucas, Jonas e Henrique. No gol acho Fábio e Gomes melhores do que Jéferson, na lateral esquerda não temos grandes opções desde que Roberto Carlos deixou a seleção. Considero Renato Augusto e Jádson jogadores comuns, mas Mano procura opções para o setor.

Enfim,acho que agora com um time mais experiente e entrosado com alguns novos e talentosos garotos o trabalho de Mano pode decolar.

2 comentários:

  1. Eu acho que nessa convocação faltou o Hulk. Pra mim ele merece mais do que o Jonas, que jogou muito no Brasileirão do ano passado, mas o Hulk já vem jogando muito faz tempo. Em geral concordo com você. Só não acho que o Jefferson seja pior do que o Gomes. O Fabio pode estar no mesmo nivel. E na lateral esquerda, prefiro muito mais o Marcelo, que jogou muito hoje pelo Real, do que o Andre Santos. Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Bruno Prado sempre ponderado e sensato em suas colocações. Achei bacana a análise e concordo que jogadores do nível de Lúcio, Maicon, J.Cesar e Elano sejam realmente importantes. Em relação a escalação como um todo, acho que esse é um período de testes para o Mano. É importante que ele conheça e tenha contato com o maior número de "pré-selecionáveis" possível. Uma coisa é ver os jogos de diversos jogadores pela TV ou até mesmo da arquibancada. Outra completamente diferente é sentir a resposta desses mesmos jogadores dentro de campo. Em suma, Mano ainda está conhecendo jogadores que devem no futuro formar dois grupos: descartáveis e imprescindiveis.

    ResponderExcluir