terça-feira, 15 de março de 2011

Europeus debatem motivos para craques retornarem ao Brasil


Por - Fernanda Belém

Ronaldo, Roberto Carlos, Robinho, Elano, Ronaldinho, Liédson, Deco, Fred, Belletti, Adriano e mais recentemente Luis Fabiano. Todos esses craques e tantos outros, em um momento de suas carreiras, decidiram voltar ao Brasil para jogar futebol no país em que nasceram e foram revelados.

O motivo? São várias as respostas dadas por esses jogadores. Alguns dizem querer encerrar a carreira no clube de origem, outros dizem que querem ficar mais próximos da família e também tem aqueles que sonham em jogar para essa ou aquela torcida, ou em determinado estádio, com aquela camisa.

Sonhos, desejos e vontades não se discute. Os brasileiros agradecem a volta de todos esses jogadores de qualidade, que brilham em campo com um futebol acima da média. Esse Brasileirão, por exemplo, será imperdível.

Quem não vai querer ir aos estádios ver os grandes ídolos em campo? Assistir a um futebol bonito, cheio de firulas, gols, dribles e passes desconcertantes?

Já na Europa, os torcedores discutem sobre os motivos que estão levando os craques embora. Já não jogam mais futebol como antes?

"Claro que esse não é o motivo de todos! Luis Fabiano joga muito e foi embora. Quando Roberto Carlos saiu da Turquia e foi para o Corinthians, apesar da idade, era o melhor lateral que atuava na liga. E o Deco? Ele é um gigante, mas foi para o Brasil porque já tinha essa vontade de jogar lá. Ronaldinho é mais uma prova de que eles não voltam porque não têm mais futebol. Se fosse por isso, ele teria ido para o Grêmio, que foi o clube que o revelou. Mas Ronaldinho foi para o Flamengo, por muito dinheiro." - Disse um torcedor do Benfica.

Mas nem todos concordam com o Benfiquista.

"Eles até podem ainda ter futebol, mas é preciso vontade. O que eu acho é que já estão cheios de dinheiro e regressam ao Brasil pois querem ficar perto da familia, em um bom clima, com boas praias, beber umas caipirinhas, comer picanha..." - Disse outro português.

Os debates não ficam somente na Europa, no Brasil, sempre que um craque está de volta ele é assunto durante muito tempo. Para qual time irá? Que camisa vai vestir? Por que escolheu esse ou aquele clube? Traidor? Torcedor? Apaixonado por uma só camisa? Fiel ao clube que o revelou?

Tantas perguntas, tantas respostas. O que interessa no final de tudo isso é que eles estão sempre voltando. Agora, não só para pendurar as chuteiras, mas para jogar por mais alguns anos, alegrando torcidas e elevando o nível dos nossos campeonatos.

Fiquem de olho no Brasileirão que está vindo por aí. Afinal, já viram quantos craques vão estar em campo?

fernanda@beladabola.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário